Paraná Extra

Comerciantes iniciam semestre com mais confiança

Os comerciantes paranaenses iniciam o segundo semestre com expectativas ainda mais favoráveis. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), subiu 6,6% de junho para julho. Com 113,6 pontos, é o melhor resultado desde maio do ano passado. Na variação anual, o aumento da confiança chega a 51,1%, o que indica que os empresários estão não só acreditando na melhora das condições econômicas do país, mas vivenciando a retomada gradativa de seus negócios.

O cenário nacional também é de alta na confiança do empresário do comércio, com elevação de 11,7% em julho e retorno do indicador para a zona de satisfação, com 107,8 pontos, o que não acontecia desde março deste ano. Contudo, desde janeiro de 2021 o indicador paranaense supera a média nacional, demonstrando que o ambiente de negócios se mostra ainda mais favorável no Paraná.

Verifica-se uma evolução considerável do ICEC nas empresas de menor porte, com até 50 empregados, que cresceu pelo terceiro mês consecutivo, passando para 113,6 pontos em julho, quase equiparando-se com a pontuação das empresas com mais de 50 funcionários, entre as quais o índice é de 114,2 pontos.

Dentre os fatores avaliados pela pesquisa, as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) tiveram a maior variação mensal, com alta de 17,8%. Isso mostra que cada vez mais os empresários reconhecem que as condições econômicas passaram a ser favoráveis. Na comparação com julho de 2020 essa evolução é ainda mais notória, diante de uma variação anual positiva em impressionantes 159,4%.

As Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) cresceram 3,6% em julho e os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) aumentaram 2,8%.

Deixe uma resposta