Paraná Extra

Congresso vai discutir Internet gratuita para as cidades dia 14

Seis cidades digitais do Paraná já confirmaram presença no 3º Congresso da Rede de Participação Política (RPP), que será realizado em Curitiba, no dia 14 de setembro. O objetivo do evento deste ano é reunir, principalmente, prefeitos, gestores públicos e vereadores de todos os municípios do Estado, com o propósito de estimular que outras localidades também passem a oferecer o sinal gratuito de internet aos seus moradores. Até a última segunda-feira (29), os prefeitos Cristovon Videira Ripol (Pitangueiras), Elias de Lima (Engenheiro Beltrão), Pedro Leandro Neto (Nova Aurora), Ailton Buso de Araújo (Cruzeiro do Sul), Cláudio Gotardo (Boa Esperança) e Sinval Ferreira da Silva (Tibagi) confirmaram participação no 3º Congresso da Rede.

 

A Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, também estará no evento apresentando o projeto Cidades Digitais, que deverá ser lançado pelo governo nos próximos meses.

 

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site www.participacaopolitica.org.br

 

Pelo menos 15 cidades no Estado já possuem sistemas próprios de distribuição do sinal à população, o que já beneficia cerca de 40 mil pessoas diretamente. Os exemplos estão sendo mostrados numa série de reportagens que vem sendo realizada pela Rede Participação Política desde o início do ano. Prefeitos de algumas dessas localidades apresentarão durante o Congresso seus modelos para implantação dos projetos.

 

O objetivo do Congresso é mostrar também fontes de financiamento, bem como os trâmites legais para se tornar uma cidade digital. “Estimular este processo é beneficiar o coletivo, de elevar para uma condição mais igualitária todas as pessoas que estão à margem. A internet gratuita significa que se cria uma base, um ambiente para amplificação de campanhas, interligação de bairros e cidades, interface da sociedade com o governo, entre outros”, destaca José Marinho, coordenador da Rede de Participação Política – iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

 

Primeiro bairro digital – Outro exemplo que será apresentado durante o Congresso da Rede de Participação Política será a experiência do Uberaba, que desde maio deste ano passou a disponibilizar internet gratuita aos moradores e transformando-se, assim, no primeiro bairro digital de Curitiba. O modelo se difere dos demais existentes no país pelo pioneirismo, já que foi articulado e executado por voluntários ligados à RPP, juntamente com a Associação Comercial e Industrial do Uberaba e Região (ACIUR) e parceiros, como a Dipelnet, responsável pela execução estrutural e técnica da proposta.

Deixe uma resposta