Contratações temporárias aquecem comércio e turismo no fim de ano
O fim de ano está chegando e, com ele, uma boa notícia para quem busca emprego no Paraná. As empresas estão se preparando para o aumento da demanda e, segundo uma pesquisa da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR, 12% dos empresários paranaenses planejam contratar trabalhadores temporários. Isso é um ótimo sinal para o mercado de trabalho!
O setor de turismo é o que mais se destaca nessa intenção de contratações, com 27,1% das empresas planejando aumentar suas equipes. No varejo, o número é de 12,8%, e para as empresas de serviços, o percentual é de 6,1%. Lucas Dezordi, assessor econômico da Fecomércio PR, explica que esse cenário mostra um momento de estabilidade no mercado, mas que ainda há espaço para crescimento. De acordo com ele, os dados recentes sobre emprego mostram que as contratações formais estão se estabilizando, refletindo também nas oportunidades temporárias.
Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, ressalta que a instituição está oferecendo suporte aos empreendedores. Eles têm materiais e consultorias que ajudam os empresários a planejar suas contratações de forma sustentável. “Queremos que eles aproveitem ao máximo esse aquecimento do mercado, contribuindo para fortalecer o comércio e os serviços no Paraná”, comenta Suelen.
As regiões que devem ter mais contratações são Ponta Grossa (20%), Sudoeste (14,8%) e Oeste (14,3%). Já Curitiba e a Região Metropolitana aparecem com 11%, enquanto Maringá e Londrina ficam com 10,6% e 8,6%, respectivamente. Em média, cada empresa deve contratar três trabalhadores temporários.
### Vagas Temporárias e Setores em Destaque
As oportunidades devem se concentrar em cargos como vendedor (27,9%) e atendente geral (25,6%). O setor de gastronomia também está se preparando para o aumento de movimento nas festas de fim de ano, com vagas para auxiliar de cozinha (20,9%) e garçom (11,6%). Esses dados mostram que as empresas estão se organizando para atender a demanda festiva.
As vagas são bem acessíveis: 39,5% exigem apenas o Ensino Médio, 27,9% não precisam de escolaridade e 25,6% pedem o Ensino Fundamental. Apenas 7% das oportunidades exigem Ensino Superior e 4,7% pedem formação técnica. Um dado interessante é que 59,5% das empresas não exigem experiência anterior, o que abre muitas portas para jovens e para quem está em busca da primeira oportunidade.
### Perspectivas de Efetivação
As perspectivas para quem for contratado temporariamente também são animadoras. Quase 70% dos empresários manifestaram a intenção de efetivar esses trabalhadores após o fim de ano. Isso mostra que, além de um emprego temporário, pode haver a chance de uma vaga fixa em muitas empresas. É uma excelente oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho ou mudar de área!




