Curitiba: previsão do tempo aponta frio e mais chuvas
As chuvas estão de volta ao Paraná, e isso é típico dessa época do ano, quando o inverno dá lugar à primavera. Nos primeiros dias de outubro, algumas estações meteorológicas do estado já haviam registrado a média de chuvas esperada para todo o mês. Um exemplo é Cornélio Procópio, que acumulou impressionantes 171,6 mm de chuva, superando a previsão 11 dias antes do final do mês.
Agora, a pergunta que não quer calar: até quando vamos sentir esse frio em Curitiba? O Marco Jusevicius, coordenador de operações do Simepar, explicou que esse clima chuvoso é resultado das características meteorológicas do Sul e do Sudeste do Brasil nesta época. A umidade que vem da Amazônia e as diferenças de temperatura na primavera ajudam a criar tempestades. Quando o ar quente sobe, a umidade se condensa, formando nuvens carregadas, que podem até gerar granizo. Isso acontece porque as nuvens de tempestade têm partículas de gelo que, ao se tornarem pesadas, caem na forma de granizo.
Mas, será que as chuvas vão ter um fim? Apesar de uma semana com sol e tempo firme, as previsões apontam que a chuva deve retornar a partir de sábado (25/10). As primeiras pancadas devem ocorrer nas regiões Oeste, Centro-Sul e Sudoeste, especialmente no fim da tarde. Isso acontece com a chegada de uma nova frente fria que se desloca pelo Brasil. Na segunda-feira (27/10), a chuva deve alcançar a Região Metropolitana de Curitiba e se espalhar pelo Leste e Campos Gerais, trazendo instabilidade até o fim da semana.
E quanto ao calor? Depois de dias com céu limpo e vento gelado, que deixaram Curitiba com clima de inverno, as temperaturas começam a subir. No Oeste do estado, os termômetros podem chegar a até 35 °C neste fim de semana. Em Curitiba, as máximas devem ficar em torno de 26 °C no sábado, marcando uma pausa nas tardes frias. No domingo, a temperatura pode alcançar 28 °C. Porém, essa elevação será momentânea. O Simepar alerta que as temperaturas devem continuar abaixo da média histórica até o final de outubro e início de novembro, tornando este um dos outonos mais frios dos últimos anos.
Portanto, mesmo que o calor apareça por alguns dias, a previsão é que novas áreas de instabilidade tragam quedas bruscas de temperatura. Em Curitiba, a próxima semana pode ter máximas abaixo de 15 °C e mínimas em torno de 9 °C.
Agora, se você conhece alguém que está fazendo um trabalho incrível ou se viu algo fora do comum na sua região, não hesite em compartilhar. Você pode enviar fotos, vídeos ou fazer denúncias pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, no número (41) 9 9683-9504. E quando entrar em contato, não esqueça de mencionar que leu essa matéria aqui!




