Curitiba recebe prévia do festival de balonismo do Paraná
No último domingo (07), o céu do Parque Barigui ficou ainda mais bonito com a presença de grandes balões. Os curitibanos tiveram a chance de viver uma experiência incrível, subindo a até 15 metros de altura em voos cativos. Essa ação não foi apenas um momento de diversão, mas também um convite especial para o Festival da Primavera, que acontecerá em Castro, nos Campos Gerais, de sexta a domingo (12 a 14).
A promoção, organizada pelos órgãos de turismo do estado, atraiu muitos curiosos, que ficaram no parque até a noite. O clima estava perfeito e a galera pôde sentir a emoção de voar com os balões, que estavam presos ao solo por cordas de segurança, garantindo subidas e descidas controladas.
Esse é o primeiro Festival da Primavera, promovido pelo Governo do Estado, com a ajuda da Secretaria do Turismo, do Viaje Paraná e da Federação Paranaense de Balonismo. O secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos, comentou sobre a escolha do Parque Barigui: “Fizemos isso em um lugar turístico e cheio de gente para convidar a população. O Festival da Primavera promete ser um dos maiores eventos do ano nos Campos Gerais, reunindo música, gastronomia, balonismo e muito mais. A ideia é atrair turistas e movimentar a economia local, trazendo resultados positivos para todos.”
### Festival de Primavera
O festival vai acontecer no Castrolanda Expo Center e promete ser recheado de atrações. Os balões estarão em diversas modalidades: voos cativos, balões instagramáveis e um incrível Night Glow Show, onde os balões se iluminam à noite. Além disso, terá a Copa Paranaense de Balonismo, com competições em sete categorias.
Com 50 balões, este festival se destaca como o segundo maior campeonato de balonismo do Brasil, ficando atrás apenas da Copa realizada em Torres (RS). É um marco para o estado, sendo o maior evento do tipo já realizado no Paraná.
A gastronomia também terá um espaço especial, com um festival promovido pela Abrasel, que trará 12 operações gastronômicas, oferecendo delícias variadas. A música vai animar o centro de exposições durante os três dias, com apresentações de samba, pagode, duplas sertanejas, uma banda da Polícia Militar e até grupos de dança folclórica.
E não para por aí! As Forças de Segurança também estarão presentes, com exposições de equipamentos e veículos históricos das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros.
É um evento imperdível, que promete trazer momentos de alegria e muitas lembranças para quem participar!




