Curitiba registrou 110 dias de chuva em 2025
Curitiba, que carinhosamente leva o apelido de “Chuvitiba”, tem mostrado exatamente por que merece esse nome em 2025. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nos primeiros 280 dias deste ano, a capital paranaense teve chuva em 110 deles. Isso dá cerca de 40% dos dias do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também trouxe números semelhantes, apontando 114 dias de chuva até aqui. A diferença nos dados se deve às localizações das estações meteorológicas de cada instituto.
E se você está se perguntando qual mês foi o mais chuvoso até agora, a resposta é janeiro. O Inmet registrou aproximadamente 265,4 milímetros de chuva em 22 dias desse mês. Outubro, por sua vez, também está se destacando, com pelo menos oito dias de chuva até a última quinta-feira (09/10) e um total já acima de 48 milímetros.
Mas quem pensa que a chuva em Curitiba é algo novo, precisa olhar um pouco para a história. Em 1820, o botânico e viajante francês Auguste Saint-Hilaire já reclamava da quantidade de chuvas na região. Numa de suas anotações, ele disse que esteve em Curitiba durante um período em que choveu incessantemente, o que o forçou a ficar na cidade até o final de março. Para ele, atravessar a serra só era seguro com tempo bom, e após uma chuva mais forte, era arriscado seguir viagem.
E por que Curitiba tem tanta chuva assim? O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica que a localização da cidade, próxima ao oceano e à Serra do Mar, contribui muito para essa alta pluviosidade. Essas condições fazem com que a região receba mais precipitações, garantindo que o famoso clima curitibano continue sendo um dos mais úmidos do Brasil.




