Paraná Extra

Curitiba retoma a vacinação de gestantes e puérperas

A partir de hoje (14), Curitiba retomou a imunização contra a covid-19 de gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias). A vacinação ocorre em todos os 17 pontos da cidade, com doses dos imunizantes Pfizer ou Coronavac.

A decisão da Secretaria Municipal da Saúde decorre de pareceres favoráveis da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa) e também da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Na capital paranaense, a imunização deste grupo começou em 6 de maio. Cinco dias depois tanto o Ministério da Saúde quanto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná recomendaram aos municípios a suspensão da vacinação de gestantes e puérperas que não tivessem comorbidades.

Comprovante

Serão vacinadas gestantes (em qualquer idade gestacional) com 18 anos ou mais. É necessário apresentar carteirinha de pré-natal (SUS ou particular) ou resultado positivo de laboratório para exame de gravidez com o nome da paciente. As puérperas são as mães que tiveram bebê há até 45 dias. Para receber a vacina basta apresentar a certidão de nascimento do bebê ou a Carteira da Criança.

Tanto gestantes quanto puérperas também devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência de Curitiba.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta que gestantes e puérperas que tomaram a vacina contra a gripe devem aguardar 14 dias antes de receber a vacina anticovid-19.

Deixe uma resposta