Curitiba terá quase 300 novos supermercados em 2025
Curitiba está vivendo um momento bem interessante no setor de supermercados. Entre janeiro e setembro de 2025, a cidade ganhou 288 novas lojas, incluindo hipermercados, supermercados e minimercados. Isso representa um crescimento de 21,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 237 unidades. Esses dados são da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento e mostram o quanto o setor está aquecido.
Só para você ter uma ideia, nesse período, foram inaugurados dois hipermercados, 14 supermercados e 272 minimercados. Tudo isso ajudou a criar cerca de 5.600 empregos diretos na capital. O Maurício Bendixen, superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), comenta que estamos vivendo um ciclo de modernização e investimento no varejo. Isso significa mais empregos, espaços urbanos revitalizados e melhorias em tecnologia e serviços. Ele ressalta que essa concorrência saudável traz lojas melhores e mais acessíveis, com preços competitivos, o que é ótimo para os consumidores.
### Festval, Muffato, Ítalo e Condor em destaque
As redes Festval, Muffato, Ítalo e Condor estão liderando essa expansão em Curitiba. O Festval, por exemplo, abriu cinco novas unidades em 2025, nos bairros Ouvidor Pardinho, Bacacheri, Praça Osório, Batel e Cabral. Eles já estão se preparando para inaugurar mais uma loja no Juvevê, prevista para esta quinta-feira (23/10). Isso já gerou cerca de 1.080 novos empregos na cidade, e a rede terá 37 lojas na capital após essa nova abertura. O Fabiano Szpyra, gerente de marketing do Festval, destaca que a ideia é estar mais próximo dos clientes, pois a conveniência é fundamental.
Para o próximo ano, o Festval planeja abrir mais duas lojas em Curitiba, no Moinho Bacacheri e no Pilarzinho.
### Investimentos do Condor e Muffato
Em julho, a rede Condor inaugurou uma nova loja no Barreirinha, com um investimento de R$ 40 milhões, que gerou 150 empregos. E não para por aí: o grupo anunciou a abertura de mais três unidades em Curitiba, nos bairros Mercês, Tarumã e Campo do Santana. O presidente do grupo, Joanir Zonta, confirmou que a nova loja nas Mercês deve ser inaugurada ainda este ano.
O grupo Muffato também está com tudo! No mês passado, foram abertas duas lojas, uma no Jardim das Américas e outra no Centro, além de um atacarejo Max Atacadista no Uberaba. Eles estão em um plano de expansão nacional e, segundo o diretor Everton Muffato, já abriram 16 novas lojas no Brasil, sendo nove só no Paraná e quatro em Curitiba. Esse movimento gerou 3 mil novos empregos no país, mostrando a confiança da rede no estado.
### Aposta do Ítalo
A rede Ítalo também fez sua parte, investindo R$ 50 milhões na nova unidade SuperDia Atacado, que foi inaugurada no bairro Tarumã no mês passado. Essa nova loja gerou 180 empregos e é mais uma prova de que o setor supermercadista está em alta.
Atualmente, Curitiba conta com 4.482 empresas ativas no setor supermercadista, a maioria sendo minimercados (4.095), seguidos por supermercados (324) e hipermercados (63). Os bairros que se destacam com o maior número de lojas são a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Sítio Cercado, Cajuru, Tatuquara, Uberaba e o Centro, mostrando que a cidade está realmente se mobilizando para atender a demanda dos curitibanos.




