PARANÁ

Detran-PR alerta para fraudes com programa CNH Social

O Detran do Paraná está de olho em um golpe que está circulando por aí e que usa o programa CNH Social para enganar as pessoas. Criminosos têm se aproveitado da boa intenção de quem quer obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. Eles mandam mensagens por e-mail, SMS e até por aplicativos de mensagens, tentando coletar informações pessoais e pedindo depósitos em dinheiro.

É importante saber que o Detran-PR nunca faz esse tipo de abordagem. Eles não entram em contato direto com a população para buscar candidatos ao CNH Social e, de forma alguma, cobram taxas. A gratuidade do programa é garantida em todas as etapas do processo de obtenção da habilitação para quem se beneficia dele.

O CNH Social foi criado por lei em novembro e deve começar em breve na modalidade Habilita, que é voltada para quem vai tirar a primeira habilitação nas categorias A, B e AB. O programa é destinado aos paranaenses que têm uma renda familiar mensal de até três salários mínimos, ou seja, até R$ 4.554,00.

### Como se proteger e se preparar para o CNH Social

Para não cair em golpes, o Detran-PR recomenda que você fique atento. Evite clicar em links suspeitos, não compartilhe informações pessoais com desconhecidos e nunca faça pagamentos ou transferências sem ter certeza da legitimidade do pedido. As informações oficiais sobre o CNH Social serão divulgadas apenas pelos canais oficiais do Detran-PR e no site da CNH Social, que você pode acessar pelo domínio “pr.gov.br”.

Se você está interessado em participar do programa, já pode começar a se preparar. É importante reunir a documentação necessária, como o cadastro no CadÚnico e a comprovação de residência no Paraná nos últimos 12 meses. Para se inscrever no CadÚnico, é só ir ao CRAS mais próximo e levar seus documentos de identificação, além de comprovantes de moradia e renda de todos os membros da família.

A expectativa é que o primeiro edital com 5 mil vagas seja publicado ainda em 2025, com as aulas começando em 2026. O programa é uma ótima oportunidade, já que isenta os beneficiários de todas as taxas relacionadas à obtenção da CNH. O investimento anual previsto para o CNH Social é de R$ 2,8 milhões, coberto pelo Detran-PR. Então, fique ligado e se organize para essa chance incrível!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo