Cotidiano

Detran-PR alerta sobre golpe envolvendo CNH Social

O Detran do Paraná está dando um toque especial de alerta para a população sobre alguns golpes que estão circulando por aí, especialmente envolvendo o programa CNH Social. Infelizmente, tem gente mal-intencionada que usa e-mails, mensagens de texto e até aplicativos para tentar roubar dados pessoais e, em alguns casos, até pedir dinheiro.

Para não cair nessa, é bom ficar atento: o Detran-PR não entra em contato direto com ninguém para oferecer vagas no programa CNH Social, nem cobra taxas em nenhuma fase do processo de habilitação. “Não clique em links suspeitos, não passe seus dados para estranhos, nem faça transferências ou pagamentos. Sempre confira se está acessando os sites e aplicativos oficiais do Governo do Estado”, orienta Santin Roveda, diretor-presidente do Detran-PR. Os sites oficiais sempre terminam com pr.gov.br.

O que é a CNH Social?

Esse programa, que foi criado por uma lei sancionada pelo governador Ratinho Júnior em novembro, vai começar em breve e promete ajudar muitos paranaenses. A primeira fase, chamada Habilita, é destinada à obtenção da primeira habilitação nas categorias A, B e AB. A ideia é atender pessoas com uma renda familiar mensal de até três salários mínimos, que atualmente somam R$ 4.554,00.

O Detran-PR vai divulgar o edital apenas em canais oficiais, e quem quiser se inscrever fará isso diretamente, sem intermediários. Santin destaca que o programa é uma oportunidade incrível para promover a inclusão social e a qualificação profissional. A proposta é criar um portal inovador onde o cidadão poderá se inscrever, enviar a documentação e acompanhar todo o processo, tudo isso de graça.

Preparando a documentação

Antes mesmo do edital sair, já dá para ir se organizando. Quem está pensando em se inscrever no programa deve preparar a documentação exigida, que inclui o cadastro no CadÚnico e a comprovação de residência nos últimos 12 meses no estado. Para se cadastrar no CadÚnico, é só visitar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo, levando documentos de identificação e comprovantes de moradia e renda de todos da família.

Benefícios do programa

A CNH Social vai facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade à formação e obtenção da CNH, além de permitir inclusão ou mudança de categoria. O objetivo é reduzir desigualdades e abrir mais portas para o mercado de trabalho. A expectativa é de que o primeiro edital com 5 mil vagas seja lançado em 2025, com as aulas começando em 2026. Os beneficiários não vão pagar taxas relacionadas a exames médicos, cursos e outros trâmites necessários para a habilitação, e o programa terá um investimento anual de R$ 2,8 milhões.

Novas regras para a habilitação

Outra novidade é que o Contran aprovou uma resolução que acaba com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para obter a CNH. Isso pode significar uma redução de até 80% no custo do documento. Agora, os candidatos terão a opção de estudar por cursos online gratuitos ou com instrutores credenciados, sendo necessário cumprir uma carga mínima de duas horas práticas. Os exames continuam sendo obrigatórios, mas essa mudança busca modernizar o processo e facilitar a habilitação em todas as categorias.

Essas informações são super importantes para quem quer tirar a CNH e não pode perder de vista os cuidados para evitar golpes. Fique atento e aproveite as oportunidades que estão surgindo!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo