PARANÁ

Dia das crianças traz novas tempestades ao Paraná

A semana no Paraná foi marcada por muita chuva, e parece que o final de semana não vai ser diferente. No domingo, dia 12 de outubro, data em que celebramos o Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida, o clima promete ser de tempestade em várias partes do estado. As primeiras gotas podem cair já na madrugada, especialmente na região Oeste.

Durante os dias de segunda a quinta-feira, a chuva não deu trégua em muitos lugares. O litoral foi o mais atingido, com Antonina registrando impressionantes 74,2 mm e Guaraqueçaba 66,6 mm. Em Curitiba, o acumulado foi de 31,4 mm. Um fato curioso é que Cornélio Procópio, que estava praticamente seco desde o fim de julho, finalmente teve um alívio: dos 17,2 mm registrados em outubro, 15,4 mm caíram só nesta semana. Para se ter uma ideia, de julho até setembro, a cidade não acumulou nem 16 mm de chuva.

Nesta sexta-feira, a chuva ainda persiste, especialmente na região Leste e Litoral, com algumas pancadas mais fracas no Norte. O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, explica que nos Campos Gerais e Norte Pioneiro, as chuvas são mais irregulares pela manhã, mas à tarde a situação melhora, com chuvas mais consistentes. Com tantas nuvens, o calor não aparece muito. Em Curitiba, no Litoral e em Ponta Grossa, as temperaturas ficam abaixo dos 20°C. No Interior, o sol aparece um pouco mais, especialmente no Noroeste, Oeste e Sudoeste, onde os termômetros podem chegar até 26°C.

E o que esperar do fim de semana? O sábado promete ser um dia mais ensolarado na capital, embora ainda um pouco tímido, principalmente à tarde. As temperaturas devem girar em torno dos 20°C, com algumas regiões do Paraná alcançando até 30°C no norte e 28°C no oeste. No entanto, o Litoral ainda pode ter céu nublado e chuviscos.

Mas a previsão para domingo não é das melhores, especialmente para quem planejou atividades ao ar livre no Dia das Crianças. Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, traz risco de temporais, começando pelas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste já na madrugada. A expectativa é de pancadas de chuva, trovoadas e ventos fortes, que podem ultrapassar os 50 km/h, com picos de até 70 km/h ao longo do dia. A instabilidade vai se espalhar por todo o estado, afetando também o Centro-Sul, Norte, Leste e Litoral, mas com chuvas menos intensas do que na faixa Oeste. A boa notícia é que o tempo deve começar a se estabilizar a partir de terça-feira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo