Duplicação de estrada entre PR e SC terá investimento de R$ 254,5 mi
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou a escolha da empresa responsável pela duplicação da PR-412, que liga Guaratuba à divisa com Santa Catarina, no litoral paranaense. Esse trecho tem 12,81 quilômetros de extensão e promete trazer melhorias significativas para a região.
A Construtora Luiz Costa Ltda., em parceria com a Ellenco Construções Ltda. e a Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda., formou o Consórcio Construtor Litoral PR-412 e venceu a licitação com uma proposta de R$ 254,5 milhões. Esse valor foi negociado e a documentação apresentada pelo consórcio foi aprovada por uma comissão do DER/PR. Na disputa, a primeira colocada foi desclassificada por não cumprir com os documentos exigidos e por apresentar um preço que não era viável para a execução do projeto. Agora, os outros concorrentes têm um prazo para apresentar recursos.
### Detalhes da Obra da PR-412
A duplicação começará no km 0, na divisa entre os estados, e irá até o km 12,81, alcançando a interseção que dá acesso ao Balneário Coroados. A pista atual será ampliada para 3,6 metros e os acostamentos terão 2,5 metros. A nova pista terá as mesmas medidas e será separada da pista existente por um canteiro central de 2,2 metros.
Um ponto importante do projeto é a readequação do entroncamento com a PR-808, que fica no km 8. Nesse local, será construído um novo Posto da Polícia Rodoviária Estadual e uma ciclovia que se estenderá até a área urbana de Guaratuba. Além disso, a ponte atual sobre o Rio da Praia será demolida e substituída por uma galeria de concreto com dimensões de 2m x 2m. O projeto também inclui a construção de um viaduto na interseção no perímetro urbano.
Serão feitos novos retornos em três pontos: no km 3,4, km 5,72 e km 10,88. A obra contará com um sistema de drenagem moderno, além de sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança viária. O edital prevê uma modalidade de contratação integrada, que envolve a elaboração dos projetos de engenharia e a execução das obras.
Após a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço, os prazos são de 12 meses para a elaboração dos projetos e 18 meses para a conclusão da duplicação. Essa obra é um passo importante para melhorar a mobilidade na região e deve trazer mais segurança para quem transita por essa importante via.




