Cotidiano

Exames práticos no Paraná serão sem rampa a partir de agora

Recentemente, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) tomou uma decisão que promete trazer mais segurança e conforto para quem está em busca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, que é para motos. A famosa rampa, que costumava ser um verdadeiro desafio durante os exames práticos, vai ser retirada das pistas. Essa mudança foi motivada por uma necessidade de atualizar os padrões operacionais, conforme análises técnicas realizadas pelo órgão.

A portaria responsável por essa alteração é a 835/2025, que começou a valer no dia 8 de outubro de 2025. A partir de agora, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) têm um prazo de 90 dias para se adaptar às novas normas, garantindo que o trajeto dos exames não inclua mais esse obstáculo. Essa decisão não só moderniza o processo, mas também busca reduzir riscos de acidentes e incidentes durante as avaliações.

O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, explicou que essa mudança está em linha com as melhores práticas do Brasil e do exterior. Além disso, ele destacou que, mesmo com esse novo cenário, a competência dos candidatos em situações de subida e descida será mantida. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) poderão trabalhar essa habilidade de forma segura, utilizando outros obstáculos que simulem essas condições.

De acordo com o chefe do Departamento Executivo de Habilitação do Detran-PR, Larson Orlando, os outros obstáculos da pista são suficientes para avaliar a capacidade de pilotagem dos candidatos. E, na prática, essa mudança já está impactando os exames. Em setembro, por exemplo, o Detran-PR realizou 12.229 testes práticos de moto em todo o estado.

Giovana Vincensi, uma estudante de Engenharia de Software, foi uma das aprovadas no exame na 1ª Ciretran em Curitiba. Ela está animada para pilotar sua moto como um hobby e vê a decisão de retirar a rampa como um passo positivo para a segurança dos alunos. “Já vi pessoas caírem nesse momento da prova, então acho que foi uma decisão importante, pensando no bem dos candidatos”, comentou.

Outro aprovado, Fernando Dimas Freitas dos Santos, que sonha em seguir a carreira policial, também elogiou a nova medida. Para ele, a ausência da rampa trouxe mais tranquilidade durante o teste. “Saber que não teria que enfrentar a rampa me deixou mais seguro. Tem pessoas que ficam nervosas, e isso pode ajudar bastante na hora do exame”, disse.

Com essas mudanças, o Detran-PR continua se adaptando e buscando maneiras de tornar o processo de habilitação mais seguro e acessível para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo