Paraná Extra

Faltam 78 mil doses para completar imunização de profissionais da saúde

Faltam ao menos 78 mil doses de vacina contra a Covid-19 no Paraná, para completar a imunização dos profissionais da saúde. O défice consta em levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (4).

A pasta aponta que a necessidade de contratar mais profissionais durante a pandemia, ampliou o público que depende da imunização para trabalhar com segurança. Desde o início da pandemia, quase 5 mil leitos foram instalados no Paraná, o que demandou um incremento no número de profissionais. Por conta disso, a secretaria contesta o indicador usado Ministério da Saúde para disponibilizar o envio de mais doses. Segundo a pasta, o Governo Federal tem baseado seus envios considerando o número defasado de profissionais, ainda do ano passado, do início da pandemia.

Conforme levantamento interno do Governo do Estado, 211 municípios comunicaram a falta de doses para imunizar os profissionais da saúde. No todo, faltam 78.400 unidades de vacina.

Por conta do défice elevado no número de imunizantes, para os trabalhadores que estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia, o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Nestor Werner Junior esteve em Brasília, nesta terça-feira (4) e reiterou ao Ministério da Saúde  o pedido de envio de mais doses ao Paraná.

Deixe uma resposta