PARANÁ

Força-tarefa realiza limpeza no Rio Bonito do Iguaçu; vídeo

Neste domingo (9/11), o Governo do Paraná divulgou novas imagens que mostram o início da limpeza e da reconstrução em Rio Bonito do Iguaçu. A cidade, que sofreu com um tornado devastador, ainda enfrenta um cenário de destruição, mas já dá os primeiros passos para se reerguer. Muitas casas, escolas, supermercados e comércios foram severamente danificados pela força dos ventos, que chegaram a superar os 250 km/h.

Desde a madrugada de sábado (8/11), uma grande força-tarefa está em ação. Mais de 30 máquinas, como escavadeiras, caminhões e tratores, estão trabalhando para desobstruir as ruas, remover entulhos e reorganizar os espaços públicos. A boa notícia é que, até o momento, não há novos registros de vítimas ou pessoas desaparecidas. Com as buscas concluídas, o foco agora é preparar a área para a reconstrução.

Os serviços essenciais estão sendo restabelecidos aos poucos. A Sanepar está utilizando caminhões-pipa e um gerador para assegurar que a população tenha acesso à água potável. Enquanto isso, a Copel se dedica à recuperação da rede elétrica. Dos aproximadamente 300 postes que foram derrubados pelo tornado, 60 já foram reinstalados, permitindo que a energia retorne a locais prioritários, como postos de saúde e centros de apoio.

Os equipamentos utilizados na limpeza foram emprestados pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, por cidades vizinhas e por órgãos do Governo do Estado, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e a Defesa Civil Estadual. O coronel Fernando Shunig, coordenador da Defesa Civil, afirmou que a expectativa é que a limpeza total das áreas urbanas leve até três dias.

Essa operação envolve a colaboração de 15 municípios da região, formando uma verdadeira corrente de solidariedade entre prefeituras, órgãos estaduais e voluntários. O Corpo de Bombeiros também está presente, com 44 militares e 23 viaturas atuando no local, além de helicópteros que oferecem apoio logístico às equipes de resgate e assistência humanitária.

Com a determinação de todos, Rio Bonito do Iguaçu vai se reerguer e, em breve, a cidade poderá voltar a ser um lugar acolhedor para seus moradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo