Frente fria altera as condições climáticas em Curitiba
Neste domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, mas agora a situação já está um pouco mais tranquila. Embora o nível de preocupação tenha diminuído, o aviso de tempestades ainda está em vigor para todo o Paraná. Até as 10h de terça-feira, o estado estará sob um alerta laranja, que indica risco de chuvas fortes, com volumes entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm ao longo do dia. Além disso, há previsão de ventos que podem atingir entre 60 e 100 km/h e até a possibilidade de granizo.
Esse tempo instável pode trazer algumas consequências indesejadas, como quedas de energia, danos às plantações, árvores caindo e alagamentos em várias áreas. A Defesa Civil do Paraná informou que as chuvas mais intensas devem ocorrer nas regiões próximas às fronteiras com o Paraguai, Argentina e Mato Grosso do Sul. O que está por trás dessas chuvas é uma nova frente fria que está se aproximando, aumentando a formação de nuvens carregadas.
A previsão para terça-feira é de que o volume de chuva aumente, especialmente entre a madrugada e a tarde, quando áreas de chuvas mais localizadas devem se formar. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) destacou que o Leste e o Litoral merecem atenção especial, pois as instabilidades devem se concentrar nessas regiões. Um novo sistema de baixa pressão também está atuando nas proximidades do estado, o que pode agravar ainda mais a situação.
No Litoral, o alerta de ventos intensos permanece até as 18h desta segunda-feira. As rajadas podem ser tão fortes que têm potencial para deslocar dunas de areia e causar danos em estruturas próximas à orla.
E como fica a previsão do tempo para Curitiba? A boa notícia é que não há expectativa de quedas bruscas de temperatura nesta semana. No entanto, a presença constante de nuvens e as instabilidades podem deixar o aquecimento mais lento durante o dia. A temperatura máxima na capital paranaense deve chegar a 27 ºC até o fim da semana.
Se você tem alguma história interessante, uma denúncia ou uma foto legal para compartilhar, não hesite em nos contar! Entre em contato pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, no número (41) 9 9683-9504, e não esqueça de mencionar que viu essa matéria!




