Hospital em Pinhais expande atendimento na região metropolitana
Um novo hospital e maternidade acaba de ser inaugurado em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco é fruto de uma Parceria Público-Privada e teve um investimento de R$ 126 milhões. Com uma área construída de 13 mil m², a unidade oferece 90 leitos, sendo 20 deles destinados a UTIs, divididos igualmente para adultos e recém-nascidos.
Essa nova estrutura é totalmente voltada para o atendimento pelo SUS, com um foco especial na saúde materno-infantil. O hospital já começou a funcionar e, em poucos dias, atendeu 156 gestantes e registrou o nascimento de 14 bebês. O local conta com um centro cirúrgico equipado, salas para partos, leitos de recuperação pós-anestésica, pronto-socorro obstétrico e um ambulatório de obstetrícia.
O objetivo desse hospital é aliviar a demanda na capital paranaense e também oferecer suporte à população de municípios vizinhos, como Piraquara. A construção contou com o apoio financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), além de uma contrapartida da Prefeitura de Pinhais.
Durante a inauguração, as autoridades destacaram que essa unidade é parte de uma estratégia maior de descentralização dos atendimentos de saúde no estado. Além do hospital em Pinhais, novos projetos estão em andamento em São José dos Pinhais e Colombo. Recentemente, Rio Branco do Sul também inaugurou uma nova unidade, e Fazenda Rio Grande ampliou seu hospital para melhor atender a população.
Essa iniciativa promete fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas na região, garantindo um atendimento de qualidade e mais próximo do cidadão.




