Paraná Extra

Índice de confiança dos empresários volta a cair

O número expressivo de casos de covid-19 e a manutenção das medidas restritivas em muitas cidades causaram a queda no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Com 103,2 pontos, o ICEC de abril caiu 6,3% em relação ao mês anterior e é o mais baixo desde outubro do ano passado. Mas, por estar acima de 100 pontos, ainda pode ser considerado favorável. O indicador nacional também teve redução de 6,4% na variação mensal e ao baixar para 95,7 pontos, é tido como desfavorável.

As Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) foram o fator com maior retração mensal, com queda de 8,8%. As Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) baixaram 6,8% na comparação com março e os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) caíram 3,7%, principalmente a projeção de contratação de funcionários, que baixou 9,2%.

Os dirigentes de empresas de menor porte (até 50 funcionários) tiveram a confiança mais abalada, com redução de 6,3%. Já entre as empresas de médio e grande porte, o índice baixou 5,6%.

Deixe uma resposta