Inmet alerta para tempestades severas no PR com ventos fortes
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está de olho no clima e emitiu alertas de tempestade para o Paraná. O primeiro aviso, de nível amarelo, aponta para um risco de chuvas que podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros durante o dia. Além disso, ventos entre 40 e 60 km/h e a possibilidade de granizo em alguns lugares também estão no radar. Para quem mora em Curitiba, a capital está sob alerta amarelo de temporal.
Já o segundo alerta, que é mais sério e classificado como laranja, abrange o Noroeste e Norte do estado, a partir de regiões como Ponta Grossa, Guarapuava e Santo Antônio do Sudoeste, e vale até as 18h desta sexta-feira (14/11). Nesses locais, a previsão é de chuvas de 30 a 60 mm/h ou até 50 a 100 mm/dia. As rajadas de vento podem alcançar entre 60 e 100 km/h, aumentando os riscos de alagamentos, quedas de galhos e até destelhamentos.
A preocupação com essas tempestades é real, especialmente após o tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu recentemente. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), essa instabilidade climática se deve à combinação de calor e umidade, criando um cenário propício para o surgimento de tempestades. Além das chuvas fortes, também há previsão de descargas elétricas e momentos de céu parcialmente aberto, com temperaturas amenas.
E o que esperar para o final de semana? O clima deve continuar instável, em parte por causa de um cavado meteorológico que está atuando em boa parte da Região Sul. No domingo (16/11), uma nova frente fria deve se aproximar, trazendo mais chuvas para o Paraná.
Para Curitiba, a previsão é de chuvas em forma de pancadas isoladas ao longo do dia, alternando com períodos de sol e nuvens. Os dias mais chuvosos devem ser quinta-feira e domingo, quando as frentes frias estarão mais ativas. Apesar da chuva, as temperaturas continuam agradáveis, com máximas de até 24 °C no fim de semana e mínimas acima dos 15 °C.
Se você conhece pessoas fazendo coisas incríveis ou percebeu alguma irregularidade na sua região, não hesite em entrar em contato! Mande uma foto, vídeo ou faça uma denúncia pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. E ao falar com a gente, não esqueça de mencionar essa matéria!




