Cotidiano

Inscrições abertas para 128 apartamentos no Siena

Atenção, moradores de Cascavel! A Cohavel, a Companhia de Habitação da cidade, está lembrando que o prazo para se inscrever no processo seletivo de 128 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida – FAR está se esgotando. Você tem até este domingo, dia 30 de novembro, para garantir sua vaga. Então, não deixe para a última hora!

Essas unidades habitacionais são destinadas a famílias que têm uma renda mensal de até R$ 2.850,00 e que estão registradas no Cadastro Único (CadÚnico). Para se inscrever, você pode fazer isso online pelo site da Cohavel ou ir até uma das unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Se preferir, também pode se inscrever na sede da Cohavel, que fica na Rua Paraná, 2607, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Importante: mesmo quem já se cadastrou deve atualizar suas informações, pois o programa agora exige novos critérios e dados. A construção do residencial já está 40% concluída e a previsão é que tudo esteja pronto até setembro de 2026. Este projeto faz parte de um pacote maior de moradias em Cascavel, que inclui outros residenciais, como os Quatro Estações e Alvorada, totalizando 368 novas casas e reforçando as políticas de habitação da cidade.

Requisitos para Participação

Para participar, é bom ficar atento a alguns critérios. Famílias que já têm um imóvel próprio ou que não se encaixam em situação de déficit habitacional não poderão ser contempladas. O déficit habitacional é identificado por moradias precárias, coabitação de famílias em um mesmo espaço, aluguel comprometendo mais de 30% da renda, situações de rua ou aluguel social provisório.

Critérios de Seleção

A seleção das famílias será feita com base nas informações do CadÚnico e declarações do município. Além disso, haverá critérios de prioridade, que vão favorecer famílias com pessoas com deficiência, idosos, mulheres chefes de família e pessoas negras. Do total de apartamentos, 50% serão destinados a beneficiários do Bolsa Família, do BPC ou a famílias com crianças com microcefalia. Também há uma reserva de 3% das moradias para idosos e 3% para pessoas com deficiência.

Prioridades na Seleção

A seleção será organizada levando em conta diferentes situações. Algumas prioridades incluem:

  • Mulheres responsáveis pela família
  • Pessoas negras na composição familiar
  • Pessoas com deficiência
  • Idosos
  • Crianças e adolescentes
  • Pessoas com doenças crônicas ou raras
  • Vítimas de violência doméstica
  • Indígenas e quilombolas
  • Residentes em áreas de risco
  • Pessoas em situação de rua
  • Beneficiários com contrato habitacional rescindido involuntariamente

Endereços dos CRAS

Se você optar por se inscrever pessoalmente, aqui estão os endereços dos CRAS em Cascavel:

  • CRAS Cancelli: Rua Ernesto Farina, 555 – Claudete
  • CRAS Cascavel Velho: Rua Londres, 980 – Cascavel Velho
  • CRAS Central: Rua Curitiba, 1241 – Neva
  • CRAS CEU: Rua Caiçara, 401 – Santa Cruz
  • CRAS Interlagos: Rua Paul Richard, 630 – Julieta Bueno
  • CRAS Riviera: Rua Panamá, 4107 – Floresta
  • CRAS Periolo: Rua Jaraguá, 406 – Periolo
  • CRAS Morumbi: Rua Florencio Galafassi, 20 – Campo Belo
  • CRAS XIV de Novembro: Rua Romário Correia de Oliveira, 487 – XIV de Novembro
  • CRAS Santa Felicidade: Rua Cabo Manoel Bire Aguella, 425 – Santa Felicidade

Fique atento às datas e não perca essa oportunidade!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo