Educação

Inscrições para vagas remanescentes começam nesta quinta-feira

As inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025 estão abertas a partir desta quinta-feira, dia 23. Se você está interessado, é importante saber que a inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que é administrado pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo para se inscrever vai até às 23h59 do dia 30 de outubro, seguindo o horário de Brasília.

O edital com todas as informações necessárias foi publicado pelo MEC no dia 15 de outubro, então é bom dar uma olhadinha. O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de novembro. Se você for um dos pré-selecionados, vai precisar comparecer à instituição de ensino que escolheu nos dias 5 e 6 de novembro para validar as informações que você forneceu na hora de se inscrever.

Vale lembrar que o Fies terá uma chamada única e também uma lista de espera. Aqueles que não forem pré-selecionados automaticamente entrarão na lista, que será usada para preencher as vagas que não forem ocupadas, seguindo a ordem de classificação. A pré-seleção dos que estão na lista de espera acontecerá entre os dias 13 e 28 de novembro.

### O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil, ou Fies, foi criado em 2001 com o propósito de facilitar o acesso ao ensino superior. Ele oferece financiamento para estudantes que estão matriculados em instituições privadas que tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para 2025, o MEC disponibiliza um total de 112.168 vagas, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre.

### Quem pode participar?

Se você quer se candidatar, precisa atender a alguns requisitos:

– Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.
– Ter uma média mínima de 450 pontos nas provas e não ter tirado zero na redação.
– Não ter participado do Enem como treineiro.
– A renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até três salários mínimos, o que totaliza R$ 4.554 em 2025.

### O que é o Fies Social?

O edital também oferece 50% das vagas para o Fies Social, que foi lançado em 2024. Essa modalidade é voltada para candidatos que têm inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 759 em 2025. O Fies Social permite financiar até 100% dos custos educacionais e ainda reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

### Como funciona a classificação?

A classificação dos candidatos será feita com base na nota do Enem, levando em conta o tipo de vaga e o grupo de preferência. Terão prioridade aqueles que ainda não terminaram o ensino superior e que nunca foram beneficiados pelo Fies. Vale lembrar que quem já tem um contrato ativo ou pendente de quitação não poderá receber um novo financiamento, seja pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo.

Julia Medeiros

Júlia Medeiros é autora e revisora no portal Paraná Extra. Atualmente, é estudante do curso de Jornalismo, onde aprofunda seus conhecimentos em técnicas de apuração, redação e ética na comunicação. Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a precisão da informação, Júlia contribui para a qualidade e a clareza dos conteúdos publicados, buscando sempre levar a notícia de forma responsável e acessível aos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo