Instituto de educação do Paraná passará por reforma de R$ 1,9 milhão
O Instituto de Educação do Paraná, conhecido como Professor Erasmo Pilotto, localizado em Curitiba, vai passar por uma reforma importante, que custará cerca de R$ 1.950.537,07. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) fez o anúncio na quarta-feira (3), como parte das festividades que marcarão os 150 anos da escola em 2026.
As obras vão melhorar diversos espaços, como telhados, banheiros, cozinha, salas de aula, laboratórios e bibliotecas. Importante destacar que, mesmo com a reforma, as aulas não serão interrompidas. A diretora Márcia Murbach comentou sobre a necessidade de um rodízio nas salas, quando for necessário, afirmando: “A gente tem que colaborar com a obra, tem que conviver com ela. Isso é o cuidado, porque é o patrimônio dos alunos também”.
Entre as mudanças que estão previstas, uma nova cozinha será construída em um local diferente, que também contará com área de serviço, despensa e depósito de merenda. Os banheiros passarão por uma reforma completa, incluindo adaptações para garantir acessibilidade. As salas de aula, os laboratórios e a biblioteca também receberão atenção, com reparos no piso, paredes, teto, janelas e portas. Além disso, o projeto prevê a criação de uma sala multiuso e a substituição de esquadrias, além de melhorias no laboratório de ciências, que incluirão novas instalações de esgoto, água e gás.
Essas melhorias buscam proporcionar um ambiente mais adequado e confortável para os estudantes, que permanecem na escola durante todo o dia, já que o Instituto oferece ensino em tempo integral. Esse projeto faz parte de um esforço maior do estado em investir na infraestrutura educacional. Almir Guimarães de Azevedo Junior, chefe de gabinete do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), destacou que esses investimentos têm sido fundamentais para que o Paraná se destaque como um dos estados com a melhor educação do Brasil.




