IPMC discute pensão por morte para servidores de Curitiba
Na última terça-feira, dia 25 de novembro, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) promoveu a primeira reunião do Programa Permanente de Educação Previdenciária. O objetivo do encontro foi discutir um tema muito importante: a pensão por morte. A reunião aconteceu no Edifício Delta, localizado no Alto da Glória, e trouxe à tona informações valiosas sobre o benefício que pode ser concedido aos dependentes de servidores, sejam eles ativos ou aposentados, de acordo com as leis atuais.
A diretora da Previdência do IPMC, Mariella Vicco Pereira, esteve à frente da reunião, acompanhada da assistente social Danieli Kiefer. Durante o encontro, Kiefer ressaltou a relevância de conversar sobre esse assunto, mesmo que ele não seja dos mais fáceis. “Falar sobre previdência é também falar sobre a vida. A questão da pensão envolve cuidado e segurança para os nossos entes queridos”, disse ela, trazendo um olhar sensível para o tema.
Mariella, por sua vez, focou na importância de apresentar a documentação correta. Isso pode facilitar bastante o processo de concessão da pensão. Ela também alertou sobre as mudanças que a Emenda Constitucional de 2019 trouxe para esse benefício. “A diferença em relação ao valor da aposentadoria pode ser significativa. É fundamental que os dependentes estejam cientes de que a renda pode ser reduzida”, explicou.
Os participantes da reunião, que incluíram servidores aposentados e seus cônjuges, puderam esclarecer suas dúvidas sobre diversos aspectos da pensão. Foram discutidos tópicos como a duração do benefício, como é feito o cálculo, as cotas por dependente e até o valor da pensão nos casos de dependentes inválidos. A maioria dos presentes considerou o encontro bastante esclarecedor e sugeriu que mais reuniões desse tipo fossem realizadas.
O IPMC já anunciou que o Programa de Educação Previdenciária terá novas reuniões voltadas para aposentados e servidores ativos. Fiquem atentos, pois as informações sobre os próximos encontros serão disponibilizadas no site do instituto. Para aqueles que precisam solicitar o benefício de pensão por morte, lembrem-se de agendar um atendimento pela Agenda online do IPMC.




