Educação

Mais de 1 milhão de estudantes fazem a Prova Paraná

Nesta semana, nos dias 17 e 18, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) vai realizar a segunda edição da Prova Paraná de 2025. Essa avaliação diagnóstica é voltada para alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º anos do Fundamental II e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio. E o melhor: mais de 1,1 milhão de estudantes de escolas estaduais e das 397 cidades que aderiram ao programa vão participar!

A Prova Paraná faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem um objetivo bem claro: entender como os alunos estão aprendendo nas escolas públicas do Estado. Com os resultados, professores e gestores podem traçar estratégias pedagógicas que realmente ajudem no aprendizado, sempre baseados nos direitos que estão nos documentos curriculares do Estado.

Em maio, já rolou a primeira edição da Prova Paraná de 2025, com os mesmos alunos sendo avaliados. O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, comentou que essa nova etapa vai ser fundamental para que educadores consigam planejar melhor as atividades do último trimestre do ano. “A Prova Paraná é uma ferramenta super importante para garantir a qualidade do ensino público no Paraná, que já é reconhecido como o melhor do Brasil”, ressaltou Miranda. Ele acredita que, com os resultados, é possível diagnosticar e aprimorar as estratégias pedagógicas tanto nas escolas estaduais quanto nas municipais.

E não podemos esquecer dos estudantes da Educação Especial, que também vão participar. Eles terão condições diferenciadas, como provas em formatos ampliados, em Braile e com vídeos em Libras, tudo para garantir que todos tenham a mesma oportunidade de mostrar seu conhecimento.

Para facilitar a preparação dos alunos, a Seed-PR disponibiliza materiais de apoio, como guias pedagógicos e matrizes de descritores. Esses recursos estão disponíveis na página do programa, ajudando os estudantes a se prepararem melhor para as provas.

### A aplicação das provas

As provas vão acontecer nas próprias escolas estaduais e municipais, em formato impresso. A avaliação será dividida em dois cadernos: no primeiro dia, os alunos farão a prova de Língua Portuguesa e Matemática, enquanto no segundo dia, eles serão avaliados em Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa, no caso do Fundamental. Para os alunos do Ensino Médio, a lista de matérias é ainda mais extensa, incluindo Filosofia, Biologia, Física, Química e Educação Financeira, entre outras, dependendo dos Itinerários Formativos.

Uma exceção acontece para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que vão ter suas provas separadas, com Língua Portuguesa no primeiro caderno e Matemática no segundo.

### Correção das provas

Para facilitar a correção dos gabaritos, a Seed-PR lançou um aplicativo chamado “Corrige”. Ele é compatível com celulares Android e é acessível para diretores, pedagogos e professores da rede estadual. Nas redes municipais, o acesso ao app é garantido para aqueles que estão cadastrados pelas Secretarias Municipais de Educação.

Essa é uma ótima oportunidade para que todos os envolvidos na educação possam entender melhor o que está funcionando e o que pode ser melhorado nas salas de aula, sempre buscando um ensino de qualidade para todos os estudantes.

Julia Medeiros

Júlia Medeiros é autora e revisora no portal Paraná Extra. Atualmente, é estudante do curso de Jornalismo, onde aprofunda seus conhecimentos em técnicas de apuração, redação e ética na comunicação. Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a precisão da informação, Júlia contribui para a qualidade e a clareza dos conteúdos publicados, buscando sempre levar a notícia de forma responsável e acessível aos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo