Obituário de falecimentos em Curitiba neste domingo (23/11)
Neste domingo, 23 de novembro de 2025, Curitiba se despede de diversas pessoas que deixaram sua marca na vida de familiares e amigos. Abaixo, estão os detalhes sobre cada um deles, com informações sobre suas profissões, famílias e os locais onde serão sepultados.
A despedida de Ademir Antonio Vieira
Ademir, de 67 anos, era motorista e deixa Rosza dos Santos Vieira ao seu lado. Ele era filho de João Dulcídio Vieira e Alaides Ribeiro Vieira. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Vaticano, em Almirante Tamandaré, hoje às 18h.
A passagem de Altevira Moreira
Altevira, de 50 anos, trabalhava como autônomo e era casado com Marines Pfeffer Moreira. Filho de Adinor Rossi Moreira e Idelina Pfeffer Moreira, ele será sepultado no Cemitério Cascavel, amanhã, 24 de novembro, após seu falecimento no dia 22.
Lembranças de Alysson Romário de Oliveira
Com apenas 32 anos, Alysson era pintor e filho de Raquel Lima de Oliveira. Ele será sepultado no Cemitério Municipal Santa Cândida, amanhã às 10h, após falecer no dia 22 de novembro.
Uma vida longa: Angelina Vieira Langowski
Angelina, de 94 anos, foi uma dedicada dona de casa e deixa seu esposo, Alceu Francisco Langowski. Filha de Manoel Anazário Vieira e Guilhermina de Paula Vieira, sua despedida acontecerá no Cemitério Paroquial Abranches, às 16h30 de hoje.
A trajetória de Brasilina Palu
Com 95 anos, Brasilina também era do lar e deixa Elzio Palu como cônjuge. Filha de Proscidônio Messias e Madalena Biscaia Messias, ela será sepultada no Cemitério Municipal São José em São José dos Pinhais, amanhã às 17h.
Histórias que marcam: Celso Ronaldo Porto
Celso, de 51 anos, era mecânico e filho de Celso Porto e Waly Maria Tiskouski. Seu sepultamento será no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, amanhã às 9h.
Últimas homenagens a Christian Luiz Dalagrana
Christian, um motoboy de 37 anos, deixa Ademir Luiz Dalagrana e Simone Terezinha Trentini Dalagrana como seus pais. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Santo Ângelo em Campo Largo, amanhã.
Erci Francisco Quinupe e sua jornada
Erci, de 66 anos, era taxista e casado com Silvia Regina Becker Quinupe. Filho de Augusto Francisco Quinupe e Maria Fernandes de Jesus, ele será cremado no Crematório Luto Curitiba, em Fazenda Rio Grande, amanhã.
Uma vida dedicada: Esoldina Amaral Tumeo
Esoldina, com 93 anos, foi do lar e deixa Angelo Gino Tumeo. Filha de Eduardo Amaral e Elza Amaral Tumeo, sua despedida será no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, às 16h30 de hoje.
O legado de Fernando Henrique Camargo
Fernando, de 31 anos, era filho de Sergio Renato Camargo e Rosa Camargo. Seu sepultamento ocorrerá na cidade de origem, amanhã.
Inácio Arantes de Carvalho: uma vida de estrada
Inácio, de 74 anos, era motorista e deixa Susete Pereira de Carvalho. Filho de Praxedes de Carvalho e Elisa Arantes de Carvalho, ele será sepultado amanhã na cidade de origem, às 16h.
Ingrid Alice Ribeiro de Melo Lima: um novo começo
Ingrid, de 31 anos, era cabeleireira e casada com Francisco Everson Lima de Araújo. Filha de Jonas Zacarias de Melo Alves e Indiara Ribeiro Barbosa, o sepultamento ainda será definido.
A partida de Ipojucan Tabajara de Carvalho
Ipojucan, de 70 anos, era religioso e deixa Valéria Aparecida Bueno de Carvalho. Filho de Jared de Carvalho Neves e Amélia de Carvalho Neves, ele será sepultado no Municipal Boqueirão, amanhã às 14h30.
José dos Santos Lima: um gerente atencioso
José, de 79 anos, deixa Terezinha dos Santos Lima como cônjuge. Filho de Pedro dos Santos Lima e Ana Maria de Lima, seu sepultamento será no Cemitério Municipal Fazenda Rio Grande, amanhã às 16h.
Despedida de José Laudecir Miranda Chagas
José, um agricultor de 33 anos, será sepultado no Cemitério Primeira Faxinal, amanhã às 16h. Ele era filho de Miguel Agripino Chagas e Benedita dos Santos Miranda.
A vida de Josefa Schmidt
Josefa, de 87 anos, era do lar e deixa João Schmidt Sobrinho como seu parceiro. Filha de Francisco Schmidt Sobrinho e Ana Schmidt, seu sepultamento será no Cemitério Colônia Joha Nesdorf, hoje.
Luzia dos Santos Montovani: uma funcionária dedicada
Luzia, de 78 anos, era funcionária pública e deixa Pedro Montovani como esposo. Filha de Benedito Manoel dos Santos e Conceição Rita de Jesus, ela será sepultada no Vertical, em Curitiba, amanhã às 10h.
Maria de Lourdes de Lima Franco: uma vida cheia de amor
Maria, de 92 anos, era do lar e casada com Joaquim de Oliveira Franco. Filha de Diamiro Machado de Lima e Vitória Pinto de Lima, seu sepultamento será na Sagrada Família, amanhã às 11h.
A lembrança de Maria do Rocio Gusso Fernandes
Com 76 anos, Maria do Rocio era do lar e casada com Nivacir Mikozs Fernandes. Filha de José Gusso e Leonice de Andrade e Silva Gusso, ela será sepultada no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário em Colombo, amanhã.
Maria Estela de Andrade: 86 anos de carinho
Maria Estela, do lar e casada com Juvino Wichineski, será sepultada no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, amanhã às 16h.
Maria José de Lara e seu legado
Maria, de 74 anos, deixa José Adal Antunes de Lara como esposo. Filha de José Vieira da Rosa e Edith Vieira da Rosa, seu sepultamento será no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, amanhã às 17h30.
As memórias de Marlene da Aparecida Moraes
Marlene, de 63 anos, era cozinheira e deixa Adir dos Santos Moraes como cônjuge. Filha de Antonio Avacir Bucher e Idasima de Araujo Bucher, o sepultamento será no Vertical, em Curitiba, amanhã às 9h.
Osmar Amaral de Oliveira: vigilante atento
Osmar, de 43 anos, deixa Terza do Carmo Monteiro de Oliveira como esposa. Filho de Oswaldo Amaral de Oliveira e Elza do Rocio de Oliveira, ele será sepultado no Cemitério Paroquial Campo Comprido, amanhã.
Pedro Holes e sua jornada
Pedro, de 59 anos, era torneiro mecânico e filho de José Holes e Renilda Eckel Holes. Seu sepultamento ocorrerá no Vertical, em Curitiba, hoje às 15h30.
Pedro Otávio Jarcenka: um açougueiro de talento
Pedro, de 72 anos, deixa Generosa Jarzenka como esposa. Filho de Claudino Jarzenka e Doralina Jarzenka, será sepultado no Vertical, em Curitiba, amanhã às 15h.
Reinaldo de Bessa Mansur: médico querido
Reinaldo, de 77 anos, era médico e deixa Márcia Sampaio Mansur como esposa. Filho de José Miguel Mansur e Maria de Lourdes Bessa Mansur, seu sepultamento será no Complexo Cerimonial de Pinhais, hoje às 19h.
Rita de Cássia Gonçalves e sua história
Rita, de 63 anos, era auxiliar de serviços gerais e filha de um pai não identificado e Rose Maria Gonçalves. Seu sepultamento ocorrerá no Cemitério Tranqueira, em Almirante Tamandaré, amanhã às 11h.
Sebastiana Monteiro: uma vida dedicada à família
Sebastiana, de 93 anos, era do lar e deixa Antônio Monteiro como cônjuge. Filha de João Jacinto Monteiro e Maria Tereza da Luz, será sepultada no Municipal Água Verde, amanhã às 10h.
O legado de Shirley Marly Bortoleto Guarise
Shirley, de 85 anos, era professora e deixa Alcides Domingos Guarise como cônjuge. Filha de Ângelo Bortoleto e Aurora Bortoleto, seu sepultamento será no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário em Colombo, amanhã às 16h.
Valderi Jorge da Silva: um operador dedicado
Valderi, de 29 anos, era operador de máquinas e filho de Adauto da Silva e Donatila Santos Jorge. Seu sepultamento será no Municipal Santa Cândida, amanhã às 9h.
Essas histórias nos lembram da fragilidade da vida e da importância de valorizarmos cada momento ao lado de quem amamos.




