Orionídeas: chuva de meteoros será visível no Paraná
Entre a noite desta terça-feira (21) e a madrugada de quarta-feira (22), teremos a oportunidade de ver um dos espetáculos mais bonitos do céu: as Orionídeas. Essa é uma das principais chuvas de meteoros do ano e promete encantar quem estiver em lugares com céu limpo. O Simepar, nosso sistema de monitoramento ambiental, nos avisa que, exceto em algumas áreas do Leste, Centro Sul e Campos Gerais, a visualização deve ser bem privilegiada.
O professor Amauri José da Luz Pereira, que coordena o Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, explica que as Orionídeas se originam do espaço entre as constelações de Órion e o Unicórnio. Ele destaca que, se você olhar para o céu por volta das 23h30, poderá ver meteoros riscando o céu a cada dois minutos. Uma verdadeira dança de estrelas!
As melhores regiões para se observar esse fenômeno são as que estão com pouca ou nenhuma nebulosidade. O Simepar aponta que as áreas Norte, Oeste, Sudoeste, Centro-Norte e Centro-Oeste do Paraná devem ter um céu mais aberto, o que aumenta as chances de uma boa observação. Já as regiões do Leste, Centro-Sul e Campos Gerais vão ter um pouco mais de nuvens, devido a um sistema de alta pressão que está transportando umidade do oceano.
E tem mais! O professor Amauri revela que estamos atravessando a mesma trilha de onde o cometa Halley passou na última vez, em 1986. Os meteoros que veremos são, na verdade, pequenos fragmentos desse cometa que entram na nossa atmosfera e se queimam, criando aquelas impressionantes bolinhas de luz. E para adicionar mais emoção ao espetáculo, temos o cometa C2025A6 Lemmon, que promete ser o mais brilhante do ano. Ele está na constelação da Águia e, com um binóculo, telescópio ou até mesmo uma boa câmera, você pode capturá-lo.
Então, prepare a pipoca, escolha um lugar com o céu limpo e aproveite essa maravilha do universo!




