Curitiba e Região

Paraná apura novos casos de intoxicação por metanol

No último sábado, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) anunciou que está investigando mais dois casos de intoxicação por metanol. Agora, o Estado soma três casos que estão em análise. Os novos pacientes são uma mulher de 31 anos, de Foz do Iguaçu, e um homem de 71 anos, de Curitiba. Enquanto o estado de saúde da mulher é considerado leve, a situação do homem é mais preocupante.

Ambos os pacientes teriam ingerido bebidas alcoólicas destiladas e estão apresentando sintomas típicos de intoxicação por metanol, como dor atrás dos olhos e convulsões. Eles estão internados e passarão por exames laboratoriais para confirmar ou descartar o diagnóstico de intoxicação.

A primeira suspeita de intoxicação foi comunicada na sexta-feira, dia 3. Trata-se de um homem de 60 anos que está em Curitiba e aguarda o resultado dos exames. Até agora, essas ocorrências são apenas suspeitas e ainda não há casos confirmados.

A Sesa orienta que, em situações de suspeita de intoxicação, tanto os serviços de saúde públicos quanto os privados devem notificar imediatamente um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para receber as orientações necessárias. Se alguém ingerir bebidas alcoólicas e apresentar sintomas relacionados à intoxicação por metanol, a recomendação é procurar um pronto atendimento, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para garantir que o tratamento adequado seja realizado o quanto antes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo