PARANÁ

Paraná lança Korean Valley em Ivaiporã para promover inovação

Nesta quinta-feira, dia 27, Ivaiporã, no Vale do Ivaí, vai ganhar um novo espaço de inovação: o Korean Valley. Esse centro é fruto de uma parceria com o Global Digital Innovation Network (GDIN) da Coreia do Sul e tem como objetivo reunir startups coreanas e empresas brasileiras para desenvolver projetos em áreas bem atuais, como inteligência artificial e saúde.

O Korean Valley é um marco importante, pois coloca o Paraná na rede internacional de inovação e tecnologia liderada pelo GDIN. Essa parceria surgiu após uma missão do governador Carlos Massa Ratinho Junior à Coreia do Sul em 2023, e, pasmem, o Paraná é o primeiro estado da América Latina a ter um polo oficial desse tipo.

Os trabalhos no Korean Valley vão se concentrar em quatro áreas principais: Agrotech e Indústria 4.0, GovTech e Cidades Inteligentes, Saúde e Biotecnologia, além de Energia Sustentável e Inteligência Artificial. A ideia é que as startups coreanas formem joint ventures com empresas paranaenses, adaptando suas soluções para o mercado brasileiro e latino-americano. Para começar, dez empresas sul-coreanas já confirmaram presença, além de uma startup israelense que foca em inteligência artificial.

Ivaiporã também se preparou para receber esse projeto. A cidade construiu a Incubadora Tecnológica Agrotech, com o suporte do Governo do Estado, que investiu R$ 1 milhão em equipamentos. A escolha de Ivaiporã para abrigar o Korean Valley é uma estratégia para descentralizar investimentos estrangeiros, levando desenvolvimento para cidades menores.

O Korean Valley pretende se tornar um braço do Vale Tecnológico de Pangyo, um grande centro de inovação na Coreia do Sul, que abriga mais de 1.600 empresas. Entre os próximos passos, estão a formalização de novos acordos com startups e investidores coreanos, criação de programas conjuntos de aceleração e intercâmbio de pesquisadores entre o Paraná e a Coreia do Sul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo