PARANÁ

Paraná registra duas novas mortes por intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná trouxe notícias preocupantes nesta quarta-feira, confirmando mais duas mortes relacionadas à intoxicação por metanol, após o consumo de bebidas alcoólicas. Um dos casos envolve uma mulher de 41 anos, que estava internada em estado grave desde 11 de outubro, e a outra vítima é um homem de 43 anos, que havia sido diagnosticado apenas na terça-feira, 21 de outubro.

As duas vítimas faleceram nesta quarta-feira. A mulher, residente em Curitiba, já enfrentava problemas de saúde anteriores e estava lutando pela vida no hospital. O homem, que morava em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, chegou ao hospital com sintomas suspeitos no dia 20 de outubro. Após exames, a intoxicação por metanol foi confirmada.

Além destes, a Secretaria também notificou mais dois casos suspeitos: um homem de 55 anos em Curitiba e outro de 54 anos em São Miguel do Iguaçu, ambos internados. Por outro lado, um caso suspeito de uma mulher de 49 anos em Curitiba foi descartado. Até o momento, o Paraná já registrou 25 notificações de intoxicação, sendo seis confirmados, com três mortes associadas a esses casos.

É bom lembrar que o primeiro caso registrado no estado, um homem de 60 anos que estava no hospital desde 1º de outubro, recebeu alta nesta quarta. Isso significa que, agora, não há mais casos confirmados internados.

Os sintomas de intoxicação por metanol podem ser traiçoeiros, já que a substância não altera o cheiro ou sabor da bebida. Os sinais costumam aparecer entre 6 a 72 horas após a ingestão e podem ser confundidos com os de uma ressaca comum. Fique atento a dores abdominais, visão turva, confusão mental e náuseas. Em casos mais graves, a situação pode evoluir para dor abdominal intensa, problemas de visão, dificuldade para respirar e até coma.

Se você ou alguém próximo apresentar esses sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediatamente. A Secretaria de Saúde recomenda que todos os casos suspeitos sejam reportados aos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná, que estão prontos para orientar sobre o que fazer e notificar a Sesa.

Os contatos dos CIATox são:
– CIATox Curitiba: 0800 041 0148
– CIATox Londrina: (43) 3371-2244
– CIATox Maringá: (44) 3011-9127
– CIATox Cascavel: (45) 3321-5261

Fique atento e cuide-se!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo