PARANÁ

Paraná registra mais de 28 mil raios em menos de 48 horas

Nos últimos dias, o Paraná enfrentou uma verdadeira tempestade, com chuvas intensas que trouxeram uma série de consequências. Além das quedas de árvores, muitos locais ficaram sem energia elétrica. Um dado curioso é que, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o estado registrou mais de 28 mil raios em menos de 48 horas!

Entre a meia-noite do domingo (21/09) e o meio-dia da segunda-feira (22/09), o Paraná contabilizou 28.524 raios. Para se ter uma ideia da intensidade, dos 399 municípios paranaenses, 394 foram atingidos por pelo menos um raio nesse período. As cidades mais afetadas foram Guarapuava, com 756 raios, seguida por Jaguariaíva (624), Reserva (494), Arapoti (484) e Alto Paraíso (449).

Mas, você sabe como se forma um raio? Segundo o Simepar, essas descargas elétricas, que vão do céu até o solo, são bem estudadas por serem potencialmente destrutivas. Um raio costuma durar em média um quarto de segundo, mas já foram registrados casos em que duraram de um décimo de segundo a até dois segundos. Durante esse breve momento, os raios podem percorrer distâncias que variam de alguns quilômetros a dezenas de quilômetros.

A corrente elétrica de um raio também é impressionante, variando de algumas centenas a centenas de milhares de amperes. Embora à vista pareça uma descarga contínua, na verdade, um raio é composto por várias descargas rápidas, conhecidas como descargas de retorno, que ocorrem em intervalos muito curtos. Essa complexidade e poder dos raios são fascinantes e mostram como a natureza é poderosa e surpreendente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo