Educação

Paraná vai ter 33 colégios cívico-militares até 2026

O Paraná está ganhando mais 33 colégios cívico-militares, elevando o total para impressionantes 345 instituições nesse modelo. Dentre esses, 12 fazem parte do Programa Paraná Integral (PPI). Essa decisão saiu de uma consulta pública realizada nas escolas estaduais e mostrou que 66% da comunidade escolar está a favor da iniciativa. Com essa aprovação, o estado se consolida como o líder nacional em colégios cívico-militares.

O modelo cívico-militar combina a gestão civil com a participação de militares da reserva em funções administrativas e de apoio, trazendo uma nova dinâmica para a rotina escolar. O aumento no número de colégios reflete não só a demanda das comunidades, mas também os resultados positivos que esses colégios têm apresentado em áreas como organização, disciplina e ambiente escolar. Isso está totalmente alinhado com o planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Educação.

Os novos colégios serão instalados em diversas cidades, como Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, entre outras. Um dos colégios que adotará o modelo em Cascavel será o Andreia Neres dos Santos, localizado no Conjunto Riviera. A lista completa dos novos colégios será publicada no Diário Oficial.

O secretário de educação, Roni Miranda, comentou sobre o sucesso do modelo. Ele mencionou que a aceitação é alta, com 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% dos professores e pedagogos aprovando a proposta. Além disso, 85,9% dos envolvidos recomendariam o modelo a outros pais. Essa consulta envolveu 25.830 pessoas, incluindo pais, alunos maiores de 18 anos e servidores das escolas.

Miranda também destacou que, com a adesão de mais instituições ao modelo cívico-militar, espera-se reduzir a fila de mais de 11 mil estudantes que aguardam uma vaga nesse tipo de escola.

Além disso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) anunciou a lista de colégios que poderão participar do Programa Parceiro da Escola em 2026. Essas instituições contarão com apoio de empresas parceiras para manutenção e reparos, além de serviços administrativos e gestão de limpeza e segurança. O resultado final dessa consulta pública vai depender da homologação das empresas que se credenciarem, seguindo critérios técnicos estabelecidos pelo Decreto Estadual 7.235/2024.

Julia Medeiros

Júlia Medeiros é autora e revisora no portal Paraná Extra. Atualmente, é estudante do curso de Jornalismo, onde aprofunda seus conhecimentos em técnicas de apuração, redação e ética na comunicação. Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a precisão da informação, Júlia contribui para a qualidade e a clareza dos conteúdos publicados, buscando sempre levar a notícia de forma responsável e acessível aos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo