Ponte de Guaratuba chega a 73% de conclusão
A construção da Ponte de Guaratuba está avançando a passos largos! O novo boletim de obras mostra que a estrutura já está 73% concluída. Em agosto, as equipes se dedicaram à concretagem do trecho estaiado, e a última estaca da fundação foi concretada no dia 21, marcando 459 dias desde o início da obra, que começou com a primeira estaca em 17 de maio de 2024. A expectativa é que a ponte seja inaugurada em abril de 2026.
Falando um pouco mais sobre o que já foi feito, no trecho pré-moldado, foram concluídas 62 estacas — sendo 24 no estaiado e 38 no pré-moldado — além de 16 vigas travessas. Até agora, 126 vigas longarinas foram fabricadas, e 110 já foram lançadas, o que possibilitou a construção de 11 lajes do tabuleiro, de um total de 23 vãos projetados para a ponte. No trecho estaiado, as fundações, os pilares das torres e as aduelas de partida já estão prontas. Usando a técnica chamada de balanços sucessivos, três pares de aduelas foram concluídos no apoio 04 e dois pares no apoio 05, totalizando 85 metros de um total de 320 metros previstos para essa fase.
Os primeiros estais, que são os cabos de aço que sustentam a parte central da estrutura, também já foram instalados. Eles conectam o tabuleiro às torres, ajudando a distribuir o peso da ponte e as cargas para o solo.
Acessos em andamento
O projeto, que tem um investimento estimado em quase R$ 400 milhões e é realizado pelo Consórcio Nova Ponte, também está avançando nos acessos. No lado de Matinhos, as obras se estendem por cerca de 880 metros, com serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação em andamento. Além disso, as vigas longarinas necessárias para a ponte estão sendo fabricadas no próprio canteiro.
Do lado de Guaratuba, que tem cerca de 940 metros de extensão, os trabalhos focam no rebaixamento do morro para melhorar a rampa existente. Nessa fase, estão sendo feitas contenções com uma técnica que combina solo grampeado e cortina atirantada estaqueada, cobrindo uma área de 10 mil metros quadrados. A previsão é movimentar 200 mil metros cúbicos de solo e aplicar 50 mil metros quadrados de pavimentação.
Como acompanhar a obra
Se você está curioso e quer acompanhar cada passo da construção da Ponte de Guaratuba, pode fazer isso pela internet! As imagens são transmitidas em tempo real no site oficial da obra. São duas câmeras posicionadas estrategicamente: uma foca em um dos acessos e a outra no trecho estaiado. Além das transmissões, você pode tirar dúvidas sobre o andamento da obra e as técnicas usadas através do “Chat da Ponte”, um assistente virtual que fica no canto inferior direito do site. Para acessar as imagens, é só clicar no banner que diz “Monitoramento da obra 24 horas”.
Situação embargada
Vale mencionar que uma parte das obras foi embargada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, após fiscais encontrarem algumas irregularidades na segurança dos trabalhadores. Isso significa que um trecho da obra ficará parado até que os problemas sejam resolvidos.
Acompanhar a construção da ponte é uma ótima forma de ver a evolução do projeto que promete melhorar a mobilidade na região.




