Cotidiano

Prazo para auxílio-doença sem perícia é ampliado por portaria

Uma nova portaria do Ministério da Previdência Social, em parceria com o INSS, trouxe uma boa notícia para quem precisa de afastamento por problemas de saúde. Agora, de forma excepcional e temporária, os beneficiários do auxílio por incapacidade temporária, conhecido anteriormente como auxílio-doença, podem ter um prazo maior para se afastar do trabalho. Essa mudança permite que o afastamento chegue a até 60 dias, mesmo que esses dias não sejam seguidos. Essa regra vale por 120 dias e ficará em vigor até abril de 2026.

Como funciona o Atestmed?

Para quem precisa desse benefício, a boa notícia é que é possível solicitar o auxílio sem precisar passar por uma perícia médica presencial. Isso é feito pelo sistema Atestmed, que permite que a análise aconteça apenas com a documentação enviada. Caso você já tenha uma perícia marcada, não tem problema! Também pode optar por enviar seus documentos.

Para solicitar, é bem simples. Você só precisa acessar o site do INSS ou usar o aplicativo MeuINSS. Lá, é possível anexar atestados e outros documentos médicos ou odontológicos que comprovem a necessidade do seu afastamento. Se preferir, também pode ligar para a Central 135, onde seu pedido será agendado e pode ser convertido para o Atestmed, desde que você envie a documentação necessária.

Vale lembrar que, se a análise documental não for suficiente para conceder o benefício, o INSS irá te orientar sobre como agendar uma perícia presencial. O importante é que o pedido não será negado apenas com base nos documentos enviados. Assim, quem precisa desse apoio pode ficar mais tranquilo durante esse período de afastamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo