Prefeitura lança programa de revitalização do Centro hoteleiro
A Prefeitura de Curitiba lançou, na última sexta-feira, o programa “Curitiba de Volta ao Centro”, voltado para estimular o setor hoteleiro e turístico da cidade. O evento aconteceu no Hotel Centro Europeu e reuniu representantes do SEHA, que é o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, e da ABIH, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
Tatiana Turra, que é assessora especial do gabinete do prefeito, fez uma apresentação mostrando um diagnóstico da área central e os detalhes do pacote de incentivos fiscais e construtivos que estão sendo propostos. O foco é claro: facilitar investimentos em hospedagem, gastronomia e serviços turísticos.
Entre as medidas anunciadas, estão a redução de impostos e subvenções para obras, além de uma flexibilização nas regras urbanísticas. Para atrair novos negócios, o programa prevê isenção e redução de IPTU, ISS e ITBI para projetos de retrofit e novos empreendimentos. Além disso, há uma subvenção de até 50% para a revitalização de imóveis voltados ao turismo e metragem extra gratuita para projetos hoteleiros. Essas iniciativas vão beneficiar uma área específica da cidade, que inclui o Centro, o Centro Histórico e outros eixos importantes.
Rodrigo Swinka, presidente do Instituto Municipal de Turismo, ressaltou como a hotelaria é fundamental para a recuperação econômica e o planejamento turístico de Curitiba. No total, o pacote de incentivos soma R$ 133 milhões em benefícios fiscais e R$ 30 milhões em subvenções. Isso posiciona a iniciativa como uma das maiores já vistas na cidade, com um foco claro na revitalização urbana e no fortalecimento do turismo.
Essas novas ações se somam a outras que já estão em andamento, como o reforço na segurança com policiamento, melhorias na iluminação pública e requalificação de ruas e calçadas. O objetivo da prefeitura é criar um ambiente atrativo para novos hotéis, fortalecer a gastronomia local e revitalizar espaços que podem se tornar pontos de visitação importantes para curitibanos e turistas.




