Programa de aprendizagem aumenta desempenho de alunos no Paraná
O Programa de Recomposição de Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) foi lançado em março de 2025 e já está mostrando resultados animadores. Esse programa é direcionado aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio nas escolas estaduais. Ele oferece duas aulas extras por semana de Português e Matemática, com professores especializados trabalhando juntos na mesma sala.
Uma pesquisa realizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora revelou que os alunos têm se saído melhor. No primeiro trimestre, 10,2% dos 825.113 estudantes avaliados estavam abaixo do nível básico. No segundo trimestre, esse número diminuiu para 8,8% entre 830.885 alunos. Ao mesmo tempo, a porcentagem de estudantes que alcançaram níveis adequado e avançado aumentou de 66,8% para 68,2%.
No Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, a diretora Marcia Murbach observa uma melhoria significativa: pelo menos 40% a mais de alunos estão avançando em suas aprendizagens. O programa abrange todas as turmas do 9° ano e das terceiras séries do Ensino Médio da escola, beneficiando cerca de 250 alunos.
Além disso, o Programa Mais Aprendizagem (PMA), que já está em vigor desde 2019, complementa essa iniciativa. No PMA, as aulas ocorrem no contraturno e têm um enfoque especial no processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa. Em Matemática, a Seed-PR adotou recursos educacionais digitais, como as plataformas Matific e Khan Academy, que ajudam a desenvolver o raciocínio lógico-matemático de forma interativa.
Essas ações estão contribuindo para um ensino mais eficaz e engajador, mostrando que é possível promover melhorias na educação com iniciativas bem estruturadas.




