Projeto busca recompensas para denúncias de criminosos em Curitiba
Um novo projeto de lei está ganhando destaque na Câmara Municipal de Curitiba. A proposta, criada pelo vereador Sidnei Toaldo, sugere a criação do Programa de Incentivo à Cidadania Ativa. A ideia é simples: oferecer recompensas financeiras para os cidadãos que ajudarem a identificar e responsabilizar aqueles que cometem atos de vandalismo, jogam lixo em locais inadequados e praticam outros crimes contra o patrimônio público da nossa cidade.
O objetivo desse programa é aproximar os curitibanos do Poder Público e incentivar a preservação do nosso espaço urbano e ambiental. Segundo o vereador, a iniciativa quer estimular a participação da população na proteção dos bens coletivos, promovendo uma cidadania ativa que ajude a melhorar a segurança e a qualidade de vida nas cidades.
Esse projeto já está tramitando na Câmara desde o final de julho e passou por uma primeira análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A avaliação inicial pediu alguns ajustes, e agora o texto foi devolvido para o vereador fazer as reformulações necessárias. Assim que essas mudanças forem feitas, ele será reavaliado pela CCJ antes de seguir para a votação no plenário.
Como vai funcionar?
O programa permitirá que os cidadãos denunciem uma série de condutas que prejudicam a cidade, como pichação não autorizada, vandalismo, furto de fios elétricos, descarte irregular de lixo e até a indicação de pontos de tráfico de drogas. As denúncias poderão ser feitas por meio de canais oficiais que ainda serão definidos pela Prefeitura. E, para quem se preocupa com a privacidade, é possível fazer a denúncia de forma anônima.
Porém, para receber a recompensa, o denunciante precisará se cadastrar e se identificar, tendo a garantia de que seus dados serão mantidos em sigilo. O valor da recompensa ainda não foi determinado, mas será definido em uma regulamentação futura. Vale lembrar que a premiação será concedida apenas uma vez por ocorrência. Se houver várias denúncias sobre o mesmo caso, a prioridade será dada à primeira valida.
A responsabilidade de regulamentar todo o funcionamento do programa ficará com o Poder Executivo, que terá 90 dias após a aprovação da lei para definir as regras, os critérios de pagamento e os métodos de verificação das denúncias.
Mande suas informações!
Você conhece alguém que realiza ações incríveis ou viu algo irregular na sua região? Se quiser compartilhar uma foto, um vídeo ou fazer uma denúncia, entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, no número (41) 9 9683-9504. E não esqueça de mencionar essa matéria quando falar com a gente! 😉




