Recadastramento de aposentados e pensionistas em andamento
A Prefeitura de Cascavel, através do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Cascavel), está iniciando esta semana o atendimento para o último grupo de aposentados e pensionistas que precisam passar pelo recadastramento obrigatório definido pelo governo federal. Essa atualização cadastral começou no dia 1º de outubro nas agências da Caixa Econômica Federal e está sendo feita em ordem alfabética.
Agora, os beneficiários com nomes que começam de N a Z têm até o final do ano, mais precisamente até 31 de dezembro, para se recadastrar. Vale lembrar que essa atualização é obrigatória. Se não for feita dentro do prazo, o benefício pode ser suspenso, conforme a Lei Federal nº 10.887/2004 e as orientações do Manual do Pró-Gestão. A intenção da prefeitura é concluir todos os atendimentos ainda este ano, mas não se preocupe: caso não consiga fazer a atualização até 2025, o benefício não será bloqueado.
Cronograma de Atendimento
Para facilitar, aqui está o cronograma de atendimento:
- A a I: de 1º a 31 de outubro
- J a M: de 1º a 30 de novembro
- N a Z: de 1º a 31 de dezembro
Lembre-se de que, mesmo após essas datas, ainda será possível fazer o recadastramento.
Documentos Necessários
Se você é aposentado, precisará levar alguns documentos para a atualização:
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG
- Termo de curatela (se for o caso)
- Comprovante de residência atualizado (dos últimos 90 dias) em nome do servidor ou uma declaração do proprietário/locatário com um comprovante correspondente
Para os pensionistas, os documentos são semelhantes:
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG
- Comprovante de residência atualizado (dos últimos 90 dias) ou declaração do proprietário/locatário
- Termo de guarda, tutela ou curatela (quando aplicável)
- Ato de emancipação (se for o caso)
Se você é um beneficiário que mora no exterior, está detido ou acamado, é importante seguir as orientações da Portaria nº 31/2025.
Se precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, você pode entrar em contato com o IPMC pelo telefone (45) 3220-1600. Não deixe para última hora e aproveite para regularizar sua situação!




