Curitiba e Região

Revitalização de casarões históricos no Centro de Curitiba

O Largo da Ordem, um dos pontos históricos mais icônicos de Curitiba, está passando por uma transformação bem interessante. Dois casarões que ficam na Rua João Bonifácio, na esquina com a Travessa Nestor de Castro, estão sendo revitalizados para dar um novo ar à região central da cidade. A limpeza dos azulejos do painel do artista Poty Lazzarotto começou na sexta-feira, dia 7 de novembro, e já trouxe um brilho novo à fachada do sobrado de três andares que olha para a Travessa Nestor de Castro. Os painéis do artista que ficam do outro lado da rua também ganharam cuidados.

Enquanto os andaimes estão montados, os trabalhos de pintura externa avançam a todo vapor. A reforma interna teve início no dia 27 de outubro. Na segunda e terça-feira seguintes, as equipes encarregadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente estavam ocupadas preparando as paredes externas, lixando e raspando as superfícies para que a nova pintura possa ser aplicada.

Essa revitalização faz parte do programa Rosto da Cidade, uma iniciativa que visa valorizar a arquitetura de prédios e monumentos espalhados por Curitiba. Até agora, 156 imóveis já foram recuperados, sendo 130 de propriedade privada e 26 públicos.

### Rua da Memória

As obras que estão acontecendo são parte do projeto da Rua da Memória, que promete transformar toda a região. Na primeira fase, após algumas adequações no terreno, serão montadas estruturas temporárias de paisagismo, como jardinetes e floreiras. Essas mudanças não só vão dar uma renovada no visual, mas também ajudar a melhorar a drenagem urbana e a permeabilidade do solo.

Esse projeto, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), faz parte de um esforço maior para requalificar o centro da cidade, sempre com um olhar voltado para a sustentabilidade, preservação do patrimônio histórico e um uso mais consciente dos espaços públicos. Os terrenos utilizados para essas intervenções foram declarados de utilidade pública em 2022, o que permitiu que os trabalhos começassem.

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) também está envolvida nessa revitalização, planejando a manutenção dos dois sobrados. Esses casarões vão abrigar atividades do Solar do Barão, que passará por restauro. As reformas incluirão uma modernização completa da parte elétrica, instalação de uma rede de informática e uma pintura geral. Até o fim do ano, esses espaços estarão prontos para receber os Ateliês de Gravura e equipes que trabalham com educação patrimonial, dentre outras atividades.

Esses imóveis são verdadeiros exemplares da arquitetura do final do século 19 e começo do 20, com suas características ecléticas, platibandas e ornamentos nas fachadas, todos construídos bem próximos uns dos outros, seguindo o estilo urbano dos tempos coloniais. É sempre bom ver iniciativas como essa que buscam valorizar a história e a cultura da nossa cidade!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo