Santuário de Curitiba abriga relíquia de Carlo Acutis
O Santuário Santa Rita de Cássia, que fica no bairro Hauer, em Curitiba, ganhou um destaque especial. Ele é a primeira paróquia do Paraná a ter uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis, um jovem que, mesmo com apenas 15 anos, já deixou uma marca significativa na Igreja Católica. Carlo faleceu em 2006 e, recentemente, foi canonizado pelo Papa Leão XIV, se tornando o mais novo santo do Vaticano.
Nascido em Londres, Carlo Acutis se destacou por sua ligação com a tecnologia e a fé. Ele é conhecido como o “padroeiro da internet” ou um “ciberevangelista”, pois usou as redes sociais para compartilhar sua fé e evangelizar. A sua história ganhou ainda mais notoriedade quando, em 2020, foi beatificado após um milagre atribuído a ele no Brasil. Uma criança em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, se curou após tocar em uma de suas relíquias em 2010.
Nos últimos meses, a comunidade em Curitiba teve a oportunidade de conhecer a relíquia de Carlo durante uma missa especial. O evento foi conduzido pelo Padre Fábio Vieira, que é um grande defensor do apostolado de Carlo Acutis pelo mundo. Ele teve a chance de conviver com a família do jovem em Assis, na Itália, e participou ativamente do processo de beatificação.
Hoje, o corpo de Carlo Acutis está exposto para veneração no Santuário da Espoliação, também em Assis. O modo como seu corpo foi preservado é curioso: ele está vestido de maneira simples, com jeans, camiseta e um rosário nas mãos, refletindo sua vida modesta e devota.
Recentemente, 220 jovens se reuniram no Santuário Santa Rita de Cássia para acompanhar a canonização de Carlo. Desde que a relíquia chegou à paróquia, a participação de jovens nas missas devocionais, que ocorrem toda segunda sexta-feira do mês, tem sido impressionante. É um momento de união e fé que mostra como a história de Carlo ainda ressoa forte entre as novas gerações.




