Educação

Semed responde a denúncia de assédio em Cmei de Cascavel

A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (Semed) se manifestou nas redes sociais sobre um caso sério que envolve um professor de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) no Jardim Itália. Esse professor foi demitido em 2023, após uma denúncia de assédio sexual que aconteceu em 2022. A situação gerou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que levou ao desligamento do servidor.

Em julho de 2022, a mãe de uma criança procurou a direção do Cmei para relatar uma suspeita de assédio que teria ocorrido no ano anterior, em 2021. A equipe da escola agiu rapidamente, acolhendo a família e registrando a denúncia, que foi imediatamente encaminhada à Secretaria de Educação. A partir daí, a Semed convocou todos os envolvidos, fez uma apuração interna e enviou o caso à Corregedoria-Geral do Município, que deu início ao PAD.

Esse processo foi finalizado em setembro de 2023, resultando na demissão do professor, que foi publicada no Diário Oficial do Município em 23 de setembro. Além disso, a denúncia gerou uma ação penal que ainda está em andamento, mas como está sob segredo de justiça, a Secretaria não pode compartilhar detalhes sobre o progresso ou desfecho desse caso.

A Semed enfatiza que leva todas as denúncias muito a sério e age com rigor e responsabilidade. Assim que recebe informações, a Secretaria toma as medidas necessárias, encaminhando os casos às autoridades competentes e seguindo as orientações dos órgãos oficiais. Eles também estão disponíveis para esclarecer dúvidas das famílias envolvidas, sempre respeitando os limites legais.

Vale lembrar que a Secretaria pede que qualquer nova suspeita de situações semelhantes, sejam atuais ou de anos anteriores, seja comunicada imediatamente à Semed, ao Conselho Tutelar ou ao Nucria. Isso é essencial para que as providências legais sejam tomadas.

Por fim, a Secretaria expressa seu repúdio a qualquer tipo de ataque aos profissionais da educação, que trabalham arduamente nas 125 unidades da Rede Municipal. A Semed reafirma seu compromisso em investigar todas as denúncias com transparência e seriedade, sempre pautada na verdade dos fatos e na legislação vigente.

Julia Medeiros

Júlia Medeiros é autora e revisora no portal Paraná Extra. Atualmente, é estudante do curso de Jornalismo, onde aprofunda seus conhecimentos em técnicas de apuração, redação e ética na comunicação. Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a precisão da informação, Júlia contribui para a qualidade e a clareza dos conteúdos publicados, buscando sempre levar a notícia de forma responsável e acessível aos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo