Servidores municipais finalizam curso de Libras para atender surdos
A partir desta semana, mais 20 servidores da Prefeitura de Curitiba estão prontos para oferecer atendimento básico em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Eles acabaram de concluir um curso promovido pela Central de Libras, que faz parte do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Essa iniciativa é super importante, especialmente considerando que, segundo o IBGE, Curitiba tem mais de 20 mil pessoas com limitações auditivas. Desses, cerca de 6 mil são surdas totais e 14 mil têm surdez parcial, de acordo com o último censo realizado em 2022.
Letícia Cristine de Lima, uma educadora ambiental do Zoológico de Curitiba, fala sobre a relevância do aprendizado: “O curso pode ser básico, mas é muito válido. Ele nos permite ajudar quem não ouve. Ver a felicidade das pessoas surdas ao perceberem nosso esforço para nos comunicarmos com elas é muito gratificante.” Juba Machado, que é gestor da Rua da Cidadania da Matriz, também destaca a importância do curso. “Estou aprendendo que Libras é muito mais do que apenas gestos, que é um conceito errado que muitos têm sobre essa língua”, comenta.
Neste ano, cerca de 60 servidores já participaram do curso de Libras Online. Lidiane Rozendo, intérprete da Central de Libras do DPcD, conta que o curso é estruturado em cinco aulas, com três horas de duração cada, e aborda temas como legislação, a história do surdo e dicas para uma comunicação mais eficiente.
Para quem ficou interessado, as próximas turmas do curso estão previstas para 2026. É bom ficar de olho no site da Prefeitura para saber sobre as inscrições e os detalhes das novas turmas. Essa é uma ótima oportunidade para quem quer se envolver e fazer a diferença na vida das pessoas surdas na nossa cidade.




