Sesa confirma 21 pacientes internados após tornado em Rio Bonito
Na última sexta-feira, dia 7, um tornado atingiu Rio Bonito do Iguaçu, na região central do Paraná, causando estragos e impactando a vida de muitas pessoas. O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) revela que, até o início da tarde desta segunda-feira, 10, 21 pessoas ainda estão internadas em hospitais da região.
Dessas internações, 13 pacientes estão em Guarapuava, sendo 6 no Hospital São Vicente de Paulo e 7 no Hospital Santa Tereza. Em Laranjeiras do Sul, 5 pessoas recebem atendimento: 2 no Hospital São Lucas e 3 no Instituto São José. Além disso, 3 pacientes estão no Hospital Universitário de Cascavel. Para garantir o suporte necessário, a Sesa enviou insumos e medicamentos durante o fim de semana, com a ajuda do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e do Centro de Operações de Medicamentos e Produtos (Comp), que se mobilizaram para abastecer as unidades de saúde.
Encerramento das Buscas
O Corpo de Bombeiros informou que as buscas e resgates já foram finalizados, assim como os atendimentos pré-hospitalares relacionados ao desastre. O foco agora está na assistência social e na recuperação das áreas afetadas. A Sesa registrou 835 atendimentos relacionados ao tornado, além de lamentar 6 óbitos: 5 vítimas da região de Rio Bonito do Iguaçu e 1 de Guarapuava.
Em Laranjeiras do Sul, o atendimento foi intenso nas unidades de saúde, com 143 pessoas atendidas na UBS Dr. Felipe de Sio, 138 no Hospital São Lucas, 455 no Instituto São José, 18 na Faculdade Campo Real e 81 atendimentos realizados pelo Samu. A Secretaria de Saúde, junto com o Governo do Paraná, continua a monitorar a situação e a oferecer suporte às equipes locais, garantindo assistência médica e apoio humanitário às vítimas e comunidades afetadas.




