Setembro traz calor e chuvas ao Paraná com fim do inverno
O calendário já aponta o início da primavera em 22 de setembro, mas na prática, a mudança de estação começou no dia 1° desse mês. É aquela época em que o calor e a umidade começam a dar o ar da graça, e a gente sente que as massas de ar frio já não têm tanta força como antes. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, o mês de setembro promete ser bem característico, com dias quentes seguidos de chuvas e temperaturas mais amenas.
Tradicionalmente, agosto é o mês mais seco do ano no Paraná. Já setembro é quando as chuvas voltam com tudo. O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, explica que nessa época, os ventos da região amazônica começam a se fazer notar, trazendo calor e umidade para o Sul do país. As chuvas geralmente se formam em áreas como Paraguai e Norte da Argentina, fazendo com que as massas de ar frio percam força e as de ar quente e úmido ganhem espaço. Por isso, na segunda quinzena de setembro, a expectativa é de mais chuvas.
Quando falamos de chuvas, as regiões com menos precipitações costumam ser Doutor Ulisses e Jaguariaíva, além de Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, onde a média fica entre 75 mm e 100 mm. Já nas áreas que vão de Maringá e Londrina até Curitiba, a média de chuva em setembro gira em torno de 100 mm a 125 mm. Por outro lado, as cidades que enfrentam mais chuva, como Cascavel, Guarapuava e Telêmaco Borba, acumulam entre 175 mm e 200 mm. E no restante do estado, a média fica entre 125 mm e 150 mm.
Falando em temperatura, as cidades mais frias do Paraná em setembro são geralmente as que ficam próximas a Palmas, General Carneiro e Curitiba, onde a média fica entre 12°C e 14°C. Essas áreas mais altas acabam experimentando o famoso “frio de altitude”. Nas regiões de Pato Branco a Guarapuava e na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas médias variam entre 14°C e 16°C. Enquanto isso, de Francisco Beltrão a Telêmaco Borba, incluindo a parte sul do litoral e Cascavel, os números sobem um pouco, ficando entre 16°C e 18°C. No Oeste, com exceção de Cascavel, as médias ficam entre 18°C e 20°C, e o Noroeste, na divisa com São Paulo, pode registrar até 22°C.
Agora, sobre a previsão do tempo para o início de setembro, a virada do mês traz um cenário bem dividido: o Leste do estado deve ficar mais nublado, enquanto o interior terá dias de sol. Essa nebulosidade se deve aos ventos que vêm do oceano, trazendo umidade, especialmente entre a capital e as praias. Por lá, as mínimas em Curitiba ficam em torno de 13°C, com máximas em torno de 20°C. No litoral, as máximas podem chegar a 24°C. No interior, o sol brilha forte e as temperaturas devem ultrapassar os 30°C.




