Curitiba e Região

Técnicos falsos são presos por furto de cabos em Curitiba

Na manhã desta terça-feira (02), a Guarda Municipal de Curitiba prendeu dois homens que se passavam por funcionários da Ligga Telecom. Eles foram flagrados furtando fios de energia de postes na Rua Emiliano Perneta, bem no coração da cidade. O que impressiona é que a dupla estava bem equipada: usava capacetes e uniformes que se pareciam muito com os dos verdadeiros técnicos de internet e telefonia. Além disso, estavam com ferramentas profissionais, como escadas e alicates, e até um carro que tinha a identificação de uma empresa de fibra óptica.

Durante a abordagem, a GM não perdeu tempo e entrou em contato com as empresas de telefonia para descobrir se os homens realmente faziam parte do time. Assim que a confirmação de que eles não eram funcionários de nenhuma companhia chegou, a situação ficou complicada para a dupla. Eles foram autuados em flagrante por furto de cabos de energia e telefonia. Agora, vão responder por furto qualificado, que pode resultar em penas de 2 a 8 anos de reclusão, além de multa.

### Operação Cabo Seguro

Esse incidente faz parte de um esforço maior da cidade para combater crimes desse tipo. O Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) tem monitorado imagens de câmeras da Muralha Digital e feito um trabalho de campo para coibir o furto de cabos, especialmente em áreas onde esses materiais são vendidos. A Operação Integrada Cabo Seguro envolve a Guarda Municipal, as Polícias Civil e Militar, além de diversas secretarias municipais e empresas de telefonia e internet.

Até agora, essa parceria já fiscalizou mais de 50 estabelecimentos, como ferro-velhos e empresas de reciclagem, que podem estar recebendo materiais furtados. Em seis fases da operação, 50 pessoas foram presas e mais de 200 quilos de cabos foram apreendidos. Além disso, a ação também visa combater o furto de baterias de estações de telefonia e o desvio de energia elétrica.

A população tem um papel importante nesse combate. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal, que está disponível 24 horas por dia. É um jeito de todos contribuírem para deixar Curitiba mais segura e protegida contra esse tipo de crime.

Julia Medeiros

Júlia Medeiros é autora e revisora no portal Paraná Extra. Atualmente, é estudante do curso de Jornalismo, onde aprofunda seus conhecimentos em técnicas de apuração, redação e ética na comunicação. Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a precisão da informação, Júlia contribui para a qualidade e a clareza dos conteúdos publicados, buscando sempre levar a notícia de forma responsável e acessível aos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo