Curitiba e Região

Tempestade severa se desloca para o Sul; chegada em Curitiba

Uma nova frente de instabilidade está se aproximando do Paraná, e os meteorologistas estão de olho na situação. O Simepar, órgão responsável pela meteorologia no estado, emitiu um alerta laranja, que indica a possibilidade de temporais em todo o território paranaense. Esse aviso é resultado da formação de um ciclone extratropical, que agora está se deslocando para o sul do Brasil.

No vídeo divulgado pelo Simepar, é possível ver a movimentação desse sistema, que estava localizado ao norte de Santa Catarina por volta do meio-dia. De acordo com o meteorologista Samuel Braun, as tempestades severas já estão atuando entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, as pancadas de chuva começaram a aparecer no Sul, perto da região de Palmas. Enquanto isso, o calor continua forte nas regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste, com temperaturas que ultrapassam os 30°C. Nesses locais, os ventos sopravam do norte, com rajadas que podem chegar a mais de 50 km/h.

A previsão é de que a instabilidade mais intensa chegue a Curitiba entre a noite de hoje e a madrugada do dia seguinte. O meteorologista Diulio Patrick, da Defesa Civil, informa que esse sistema deve atingir a região oeste à tarde e, em Curitiba, a expectativa é de que a chuva comece a aparecer por volta das 20h ou 22h.

Para quem está em Curitiba, a boa notícia é que a previsão é de que o tempo melhore após o final de semana. A partir de segunda-feira, o ciclone deve perder força e se afastar do continente, trazendo um céu limpo e temperaturas variando entre 12 e 24°C. Mas até lá, é bom ter guarda-chuvas e capas de chuva sempre à mão, pois o clima pode ser bem instável.

### O que significa o alerta laranja?

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso com início nesta terça-feira, prevendo chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Além disso, há risco de queda de granizo, alagamentos, danos em plantações e até cortes de energia elétrica.

Para se proteger, é importante seguir algumas recomendações: não se abrigue debaixo de árvores durante as rajadas de vento, pois elas podem cair e há risco de descargas elétricas. Também evite estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar problemas.

Caso você precise de mais informações ou tenha alguma emergência, pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

E se você conhece alguém que faz algo incrível ou observou alguma irregularidade na sua região, não hesite em nos contar! Você pode compartilhar fotos ou vídeos pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, no número (41) 9 9683-9504.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo