Cotidiano

Toledo se destaca no interior em desempenho, segundo Caged

Toledo, uma cidade que sempre se destaca no Paraná, encerrou o mês de outubro com resultados impressionantes na geração de empregos. De acordo com dados recentes do Ministério do Trabalho e Previdência, a cidade registrou 3.743 admissões e 3.055 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 688 novas vagas. Esse desempenho só foi superado pela capital, Curitiba, que somou 2.763 novas oportunidades.

Quando olhamos para as cidades vizinhas, Colombo vem logo atrás, com 450 novas vagas, seguido por São José dos Pinhais (440) e Campo Largo (394). O setor de serviços foi o grande responsável por esse crescimento, criando 567 postos de trabalho, apesar de 1.152 demissões. A agropecuária também contribuiu, com um saldo de 131 novas vagas. A construção civil e o comércio tiveram resultados modestos, enquanto a indústria foi a única que fechou o mês com perdas, perdendo 13 postos.

Se a gente analisar os números em relação à população, Toledo brilha ainda mais. Entre as cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes, Toledo lidera com uma média de 4.281,24 novas vagas para cada 1 milhão de moradores. Campo Largo, Colombo, Curitiba e Pinhais também aparecem na lista, mas bem atrás de Toledo.

Esse bom desempenho não é algo isolado. Ao longo de 2023, Toledo manteve a liderança na geração de empregos, com uma média acumulada de 30.074,49 novas vagas para cada 1 milhão de habitantes. Os números absolutos também são animadores: entre janeiro e outubro, a cidade criou 4.833 novas vagas, resultado de 35.511 admissões e 30.678 desligamentos. O setor de serviços novamente se destacou, com 3.456 novas oportunidades.

Outro dado que chama a atenção é o crescimento no número de empregos formais. Entre o final de 2024 e o final de outubro de 2025, Toledo viu o número de trabalhadores com carteira assinada subir de 62.115 para 66.934, um crescimento de 7,78%. Esse resultado coloca Toledo em terceiro lugar proporcional entre as cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes.

Para o Vanderlei Timóteo, gerente da Agência do Trabalhador local, esses resultados refletem um ambiente econômico positivo, resultado de planejamento e cooperação entre os setores público e privado. Ele acredita que Toledo está vivendo um ciclo virtuoso, onde a expansão econômica vai de mãos dadas com a criação de novas oportunidades. Segundo ele, “Toledo se consolida como um município que prospera e gera futuro”, beneficiando não só seus moradores, mas toda a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo