Trânsito liberado na rua Eduardo Sprada com nova rotatória
A Rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido, em Curitiba, já está liberada para a passagem de veículos desde a manhã desta quarta-feira. Apesar disso, as obras para a construção de uma nova galeria de água pluvial continuam, mas sem impedir o tráfego. Segundo a Prefeitura de Curitiba, essa obra faz parte de um projeto maior de macrodrenagem da Bacia do Rio Mossunguê, que vai aumentar a capacidade de escoamento das águas da chuva na região.
O bloqueio total na Rua Eduardo Sprada, entre as ruas Maria Bizinelli e Luiz Tramontin, começou no dia 13 de agosto. Durante esse período, os motoristas precisavam desviar quase 5 quilômetros para acessar o trecho interditado. Agora, com a liberação, os motoristas podem voltar a utilizar a via normalmente. A galeria, que tem 43 metros de extensão, já foi instalada; o que falta é apenas finalizar os acabamentos nas laterais da pista, como a colocação de abas de proteção, a recomposição da área e o paisagismo, além da criação de calçadas acessíveis e meio-fio. A previsão é de que tudo esteja pronto até dezembro.
### Nova Rotatória
Além disso, a região ganhou uma nova rotatória. Essa mudança foi implementada para melhorar o fluxo do trânsito e reduzir conflitos entre os veículos. Inicialmente, a rotatória está equipada apenas com sinalização e, assim que as obras forem finalizadas, ela será substituída por uma estrutura em formato de “pires invertido”. Essa rotatória terá o centro rebaixado, permitindo que carros pequenos circulem normalmente e que veículos maiores, como ônibus e caminhões, passem sem dificuldade. Até que os trabalhos sejam concluídos, a rotatória funcionará em um modelo provisório.
A liberação do bloqueio na Rua Eduardo Sprada ocorreu 10 dias antes do previsto, o que foi motivo de comemoração para o prefeito Eduardo Pimentel. Ele destacou a importância dessa antecipação e a inovação trazida pela nova rotatória, que promete aumentar a segurança no trânsito local. As obras são financiadas com recursos do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Drenagem, com um investimento total de R$ 11,3 milhões.




