Paraná Extra

Três em cada quatro curitibanos desaprovam atuação dos vereadores

O índice de reprovação da Câmara cresceu 22% desde o início da atual legislatura e está em 75%. A aprovação também caiu e está em 19%.

Setenta e cinco por cento de desaprovação e apenas 19% de aprovação. Essa é a avaliação que o eleitor curitibano faz da Câmara Municipal. Os números são do Instituto Paraná Pesquisas, em levantamento encomendado pelo jornal Gazeta do Povo.

O índice de reprovação da Câmara cresceu 22% desde o início da atual legislatura: foi de 53% em abril de 2013 para 75% no começo deste mês de julho.

A aprovação também caiu: 17 pontos, foi de 36% poucos meses depois de os vereadores assumirem para os atuais 19%.

Para o vereador e ex-presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV), a baixa popularidade do Legislativo caminha lado a lado com as dificuldades enfrentadas em outras esferas políticas, mas destaca que há também falta de informação por parte dos eleitores.

 Na avaliação do presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC), o legislativo tem a imagem afetada pela atual conjuntura de ampla insatisfação.

As quedas mais expressivas na popularidade da Câmara aconteceram de dezembro de 2014 para cá. A aprovação, que no histórico de pesquisas havia flutuado pouco até então, caiu 16 pontos. Em dezembro de 2014 a aprovação era de 35%, despencou para 20% na consulta feita em março deste ano e caiu mais um ponto nessa pesquisa mais recente.

No mesmo recorte de tempo, de dezembro passado a julho deste ano, a reprovação fez curva parecida, mas no sentido contrário: aumentou 18 pontos percentuais, era de 57% no fim de 2014, foi a 74% em março e a 75% em julho.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de junho e primeiro de julho, com 830 eleitores. A margem de erro é de 3,5%.

(CBN)

Deixe uma resposta