Curitiba e Região

Tronco torto de árvore em Curitiba atrai olhares de curiosos

Uma árvore com o tronco torto chamou a atenção de quem passa pela rua Martim Afonso, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Recentemente, o fotógrafo da Tribuna do Paraná, Átila Alberti, registrou a situação em uma tarde chuvosa. O tronco inclinado chega a se estender sobre as quatro pistas da movimentada via, que é bastante utilizada por quem se desloca do Campo Comprido em direção aos bairros Mercês e Centro.

Essa árvore está localizada próxima à esquina com a rua Euclides da Cunha. Apesar de parecer um problema, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que a situação da árvore está sendo monitorada há algum tempo. Eles realizam vistorias regulares para avaliar a saúde da planta e, devido às chuvas dos últimos dias, uma nova inspeção está agendada para esta semana.

### Sinais de risco de queda de árvore

A Defesa Civil do Paraná oferece algumas orientações sobre como identificar árvores que podem representar risco de queda. Entre os sinais de alerta estão as raízes expostas, galhos ou troncos quebrados, além de danos causados por cupins ou deterioração. Para evitar acidentes, é importante tomar certos cuidados. Por exemplo, evite se abrigar debaixo dessas árvores durante tempestades e não estacione perto delas. Além disso, é prudente não manusear objetos metálicos ou empinar pipas nos dias de chuva, já que isso pode atrair raios.

### O que fazer em caso de queda

Se você presenciar uma árvore caindo em áreas públicas, como ruas, calçadas ou praças, a responsabilidade pela retirada é da prefeitura e da Defesa Civil do município. Em caso de emergência, você pode comunicar a situação pelos números 199 ou 153.

Essas informações são fundamentais para garantir a segurança de todos, especialmente em dias de chuva forte. Fique atento e cuide do seu entorno!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo