UFPR planeja vestibular em fase única a partir de 2026
A Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou que, em breve, irá levar ao Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) uma proposta para alterar o formato do vestibular, que pode passar a ser realizado em uma única fase a partir de 2026. O reitor Marcos Sunye explicou que a ideia é facilitar a vida dos candidatos e diminuir a taxa de abstenção, ou seja, o número de pessoas que se inscrevem, mas não comparecem às provas.
Com a nova proposta, quem mora em outras cidades não precisaria mais viajar duas vezes para fazer as provas. Isso é uma mudança significativa, já que muitos vestibulandos enfrentam dificuldades logísticas e financeiras para se deslocar. Além disso, a ideia é evitar que as datas do vestibular coincidam com as seleções de outras instituições, o que pode confundir os candidatos.
Vale lembrar que, entre 1973 e 2003, a UFPR já aplicava o vestibular em fase única. Naquele período, as provas podiam durar de três a seis dias, sempre consecutivos. Em 2004, a universidade mudou para um modelo de duas fases: a primeira com questões objetivas e, na segunda, produção e compreensão de textos, além de provas específicas. Durante a pandemia de covid-19, em 2020, o vestibular voltou a ser em fase única, mas, no ano seguinte, a universidade retornou ao modelo anterior.
A decisão final sobre essa mudança de formato ficará a cargo do CEPE. Se a proposta for aprovada, a prova de conhecimentos gerais e a de produção e compreensão de textos acontecerão no mesmo dia.
Falando sobre a edição atual, a UFPR revelou que, neste domingo, 33.665 candidatos compareceram à prova da primeira fase do Vestibular 2026, de um total de 39.565 inscritos. A taxa de abstenção foi de 14,91%, um ligeiro aumento em relação ao vestibular do ano passado, que ficou em 13,3%. No entanto, isso ainda é melhor do que o vestibular de 2024, que teve uma taxa de 17,74%. O reitor destacou que este foi o vestibular com o maior número de inscritos desde a pandemia, o que é uma ótima notícia. Ele acredita que a nova localização da Feira de Cursos e Profissões, que ficou mais acessível, ajudou a atrair mais candidatos.
O professor Marco Antonio Randi, coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, afirmou que a aplicação da prova foi tranquila em todas as cidades onde foi realizada.
Quanto ao gabarito da prova de conhecimentos gerais, ele deve ser divulgado nesta segunda-feira, às 12 horas, no site do vestibular. A lista com os convocados para a segunda fase será publicada no dia 28 de outubro, às 18 horas. As próximas provas estão agendadas para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, dependendo do curso escolhido pelos candidatos. Cada um fará a prova na cidade correspondente ao seu curso.




